Cipa na Mídia

Acompanhe e fique por dentro de tudo que saiu na mídia sobre a Cipa.

REVISTA QUAL IMÓVEL: LOCAÇÃO RESIDENCIAL

Locação residencial tem aumento de 12,5% no Rio

Após seis anos de dificuldades, preço do aluguel registrou valorização na metrópole carioca

Pesquisa realizada pelo Secovi-Rio (Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro) revela que, entre 2012 e 2018, houve um aumento de 457% no estoque de imóveis residenciais (apartamentos) no Rio de Janeiro. As 2.198 mil ofertas disponíveis em 2012 passaram para 12.244 mil, no ano passado. Mas o cenário imobiliário no estado mudou no último ano. Segundo o coordenador estatístico do Secovi-RJ, Maurício Eiras, o estudo mostra que, nos últimos 12 meses, houve uma queda de 12,5% no estoque. Ou seja, o mercado imobiliário começa a reaquecer com mais pessoas interessadas em alugar no Rio.

Para Gustavo Vianna, gerente de Negócios Imobiliários da CIPA, uma das principais administradoras de imóveis do Rio, a diminuição do estoque no último ano se dá devido à política econômica, que gerou uma onda de credibilidade para o país. Foi aí que as pessoas começaram a apostar no mercado imobiliário: “Outro fator é que os preços caíram consideravelmente. As pessoas não aguentavam mais pagar um aluguel até 60% mais caro que o preço de mercado. Isso ajudou a melhorar esse cenário”, explica o especialista.

Para ele, a crescente no número de ofertas de apartamentos para alugar desde 2012 é consequência de novos lançamentos no mercado, impulsionados por um momento de projeção positiva do Rio de Janeiro, ao passo que a procura diminuiu consideravelmente, somada à rescisão de muitos contratos de locação, seja porque as pessoas trocaram o Rio por outras cidades ou pelos altos preços. Assim, a expectativa do setor imobiliário esbarrou num desinteresse no mercado, levando a uma conjuntura desfavorável e que justifica a curva tão acentuada entre 2013 e 2017.

Empresas investiram em facilidades

Para tentar ocupar os imóveis vazios, muitas administradoras e imobiliárias investiram em processos menos burocráticos, atraindo novos inquilinos e facilitando o processo de locação. Um exemplo é a Cipa, que, há poucos meses, fechou uma parceria com a plataforma digital QuintoAndar, passando a oferecer produtos, serviços e vantagens aos inquilinos, como a não exigência de fiador, seguro fiança ou caução. Já para os proprietários, a parceria passou a garantir o pagamento do aluguel em dia ao proprietário, mesmo em caso de inadimplência.

“A estimativa é triplicar a carteira de administração de locação. Essa parceria vai proporcionar experiências ainda mais positivas aos clientes, pois teremos processos mais simplificados e taxas fixas”, destaca Vianna.

Informações: www.secovirio.com.br

Fonte: O Fluminense – Publicação: 22/08/2019

Compartilhar:

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami