Blog Condomínio

Blog

Blog

A importância da convenção para o condomínio

Soluções completas para seu condomínio

O que estiver previsto na convenção é soberano.  Desde que sem conflitos com as leis municipais, estaduais e federais, as convenções funcionam como a carta-magma do condomínio, com suas leis, direitos e obrigações para os que conviverem naquele ambiente.

Na convenção são estabelecidos itens como regimento interno, forma de administração, assembleias, punições, além das descrições sobre fim, individualização, fração ideal das unidades de propriedade exclusiva e áreas comuns. A convenção também orienta sobre a gestão financeira do condomínio, como valores e formas de pagamento de contribuições ordinárias, extraordinárias, fundos, quotas etc.

Cada condomínio define a sua convenção, considerando as necessidades e práticas comuns para um convívio harmonioso e adequado a cada perfil e infraestrutura da edificação. Recomenda-se buscar o auxílio de um advogado especialista em Direito Imobiliário para redigir esse importante documento.

Uma convenção só pode ser aprovada e implementada com a assinatura de titulares de 2/3 das frações ideais do condomínio, sendo necessário o mesmo respaldo de representação para qualquer alteração posterior, que também deve ser proposta em assembleia.

Leia mais: Saiba quem faz parte do corpo diretivo do condomínio. Clique aqui!

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Conhecer as regras para a desocupação de imóvel alugado ajudará o proprietário a reavê-lo sem frustrações. Veja as principais no artigo!

Quais as regras para reforma em apartamento?

Quais as regras para reforma em apartamento?

Pensando em começar uma reforma em apartamento? Antes de tirar o projeto do papel, confira essas dicas para cumprir as regras e evitar dores de cabeça!

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

O barulho no apartamento de cima está causando transtornos? Veja como proceder, seja você locador ou inquilino de um imóvel.

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Está esperando a hora certa de comprar um imóvel? Confira, neste artigo, cinco sinais de que esse momento chegou!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami