Os resultados de um consumo consciente de água serão proporcionais ao engajamento dos moradores para reduzir todas as forma de desperdício.

Além de estimular os moradores a adotar alguns hábitos simples, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, moderar no tempo do banho, otimizar o uso da lavadora de roupas e de louças ou reduzir o uso de mangueira, existem alguns mecanismos que promovem a economia de forma automática, através de controles de vazão e de aquecimento rápido de água.

 

Vazão sob controle

Válvulas de pressão hidráulica, instaladas em chuveiros e torneiras para reduzir a vazão de água, são capazes de gerar uma economia substancial. Do modelo mais simples, que melhora o direcionamento do fluxo de água, à sofisticação dos sistemas fotoelétricos, existe uma ampla variedade de redutores de vazão disponíveis no mercado.

Atacar o desperdício gerado pelos vasos sanitários também é foco de economia. Quanto mais antigo o vaso sanitário, maior o volume de água que é despejado por suas bacias e válvulas  Os equipamentos mais modernos  trazem sistemas inteligentes que permitem dosar a quantidade de água entre 3 a 6 litros no ato de cada descarga,  frente ao padrão antigo de 12 a 24 litros.

 

Velocidade no aquecimento

Os aquecedores elétricos individuais saem na frente no quesito economia, gerando o aquecimento de água diretamente nas saídas de torneiras e chuveiros. Assim, a velocidade para esquentar a água é menor, reduzindo o desperdício de água que ocorre durante a espera para que a temperatura da água se eleve, como acontece quando o sistema de aquecimento é central.   Os boilers elétricos também costumam ser eficientes para diminuir o desperdício de água, reduzindo o tempo de aquecimento.

 

Implantação

Buscar acordos com empresas que facilitem e financiem a substituição dos vasos sanitários e sistemas de aquecimento de água para um grande grupo de unidades pode se mostrar um medida de economia interessante para o condomínio.

Os síndicos devem avaliar bem a situação da edificação e discutir em assembleia a promoção de mudanças para o condomínio, estimulando as unidades a participar das medidas definidas.

Leia mais: Cuidados nas parcerias para coleta seletiva. Clique aqui!

 

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias