Implementar a coleta seletiva em condomínios é gerar uma mudança de hábitos e a quebra de paradigmas.  De forma geral, lixo é um assunto corriqueiro na rotina dos lares. Além disso, a falta de conhecimento sobre como efetivamente contribuir com a coleta seletiva leva ao abandono de muitas iniciativas cheias de boas intenções.

Comunicação

Cartazes e avisos nas áreas comuns, informando e motivando sobre a participação na coleta, são essenciais para o início e também para a manutenção do programa. Periodicamente as mensagens devem ser renovadas para captar a atenção dos moradores. Para aumentar o interesse, ajuda também usar uma comunicação visualmente atraente nos comunicados, que reforce a importância e benefícios das ação.

Treinamento

É imprescindível prever diferentes ações de treinamento e orientação para os moradores, considerando a diferença de disponibilidade das pessoas.  Mostrar o local exato onde o morador fará o descarte ajuda bastante a minimizar dúvidas sobre o processo.

 

Engajar os diferentes públicos

Um grupo importante a ser mobilizado são as empregadas domésticas e faxineiras, que costumam estar à frente do descarte do maior volume de lixo das residências. Elas devem aprender como preparar o material para o descarte, evitando misturar o que pode ser reciclado com o lixo orgânico.

Outro elo fundamental são os funcionários da limpeza do condomínio. Uma reação comum é que esse grupo perceba inicialmente a iniciativa como um trabalho a mais, e até como um gerador de perda de renda, pois é bastante comum a coleta informal de material reciclável com a ajuda de sucateiros.

Envolver grupos específicos como crianças e idosos também cria um apelo interessante.  A maioria das crianças conta com alguma instrução ambiental na escola e poderá ficar estimulada a compartilhar seus conhecimentos.  O mesmo acontece com idosos que costumam ter mais disponibilidade e tempo livre para orientar e colaborar na “fiscalização”, sentindo-se feliz por desempenhar um papel importante naquela comunidade.

Leia mais: Descarte adequadamente pilhas e baterias. Clique aqui!

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias