O desperdício de energia é bastante comum quando os sistemas de iluminação necessitam de acionamento manual para serem ligados e desligados.  Isso tem gerado um interesse crescente dos condomínios residenciais e comerciais em automatizar esses mecanismos de iluminação para minimizar desperdício de energia, tais como uso de sensores de presenças e as minuterias.

 

Minuterias

As minuterias servem para manter as lâmpadas acesas apenas temporariamente depois de acionadas.  Elas podem ser eletrônicas ou eletromagnéticas, para uso em sistemas individuais ou coletivos. De forma geral, o sistema individual costuma ser mais econômico, pois a iluminação de cada andar é acionada individualmente.

No caso dos sistemas coletivos de minuterias, o funcionamento concomitante pode se estender a uma série de lâmpadas, em todos ou  alguns andares.  Ou seja, mesmo que o sistema tenha sido acionado em apenas um local, a iluminação dos demais pontos interconectados também será acionada. Com a opção pelo sistema coletivo, é importante escolher um equipamento com capacidade adequada à rede de iluminação  do condomínio para evitar sobrecarga.

 

Sensores de presença

Os sensores de presença costumam poupar ainda mais energia. Eles acionam automaticamente a iluminação do local apenas quando se detecta a presença de movimentos, mantendo-se ligada por tempo determinado ou apenas quando houver alguém no ambiente.  Os sensores podem ter tecnologia à base de infravermelho, sensível a emissão de calor, ou à base de ondas de ultra-som rebatidas. Há sistemas que conjugam as duas tecnologias.

 

Cuidados

Não é aconselhável usar os sistemas de minuteria ou de sensores de presença com lâmpadas fluorescentes dos tipos tubular ou compacta, pois elas têm sua vida útil reduzida com a alta frequência de acendimentos e desligamentos.

A avaliação sobre o sistema mais adequado ao condomínio deve levar em conta o porte e quantidade de moradores. Importante também é realizar uma comparação da economia potencial frente aos investimentos necessários para adoção das tecnologias, incluindo os futuros custos de manutenção, depreciação, além do tempo de vida útil de cada sistema.

Leia mais: Como a mobilização dos moradores pode gerar economia de água. Clique aqui!

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias