Algumas fontes alternativas de água têm gerado economia e eficiência na conta de água dos condomínios. Uma das tendências que segue crescendo é a de preparar os edifícios para reaproveitar água de chuva e para usar sistemas de reuso de água.

Bastante comum no ambiente industrial, o conceito de estações próprias de tratamento de esgoto já chegou aos condomínios residências e comerciais. Essas estações permitem tratar e reutilizar a água em descargas, lavagens de pisos, alimentação de ar condicionado, entre outros usos. A maioria das novas edificações já são concebidas para contar com esses sistemas de reuso de água.

Já para a coleta de água das chuvas, o caminho é instalar calhas no telhado do prédio. O sistema deve canalizar a água até uma cisterna de armazenamento e de lá usar um sistema de recalque com bomba d’ água para levar a água até as torneiras.  O controle de qualidade da água deve ser mantido com sistemas de filtragem, além de realizar limpezas periódicas nos reservatórios.

As águas de chuva tratadas podem ser perfeitamente usadas para a limpeza das áreas comuns do condomínio e para a rega dos jardins. No entanto, é importante avaliar se haverá um benefício real para o condomínio, comparando o potencial de uso da água reaproveitada frente ao investimento necessário para instalar o sistema.

Recomenda-se que os condomínios busquem o suporte de empresas especializadas na implementação desses sistemas para ter instalações seguras e de qualidade.

 

Leia mais: Veja como é possível manter os encanamentos de água livres de ar. Clique aqui!

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias