Os elevadores podem se tornar uma oportunidade para economizar energia nos condomínios. Por meio de ações como a modernização dos sistemas de comando e a conscientização dos moradores, é possível reduzir as despesas com energia.

Sistemas computadorizados podem gerar até 40% de economia. Eles trazem uma série de mecanismos que permitem avaliar a origem e incidência das chamadas e gerar bloqueios para evitar o uso inadequado do equipamento.

De forma geral, os sistemas permitem filtrar a duplicidade de chamadas de diferentes elevadores e direcionar apenas um equipamento ao andar. Também conseguem impedir o impacto de chamadas múltiplas no mesmo elevador, detectando quando ocorre o acionamento do botão para vários andares sem que efetivamente haja movimentação nas portas para entrada ou saída de passageiros.

Quanto mais sofisticado o sistema, mais funcionalidades podem ser usadas para uma gestão automatizada dos elevadores. Condomínios de maior porte, que contam com múltiplos elevadores, podem direcionar a parada de elevadores para andares específicos e mesmo desligar alguns equipamentos nos horários de menor movimento.

Aspectos de iluminação dos elevadores também podem ajudar a otimizar o uso de energia. Alguns sistemas de elevador permitem reduzir ou suprimir a iluminação da cabine quando o equipamento não estiver em uso.

Além de contar com sistemas adequados, os condomínios também podem investir na conscientização dos moradores para manter um bom uso dos equipamentos. Orientações como privilegiar o uso de escada para deslocamento de poucos andares, não acionar os botões repetidamente, chamar apenas um elevador por vez e não pular ou realizar movimentos bruscos na cabine, ajudam a manter a ordem. Imprescindível também é reforçar a importância de se respeitar o  número máximo de passageiros.

Independente do tipo e do porte do condomínio, um ponto primordial é avaliar periodicamente as instalações elétricas dos elevadores. Além de garantir mais segurança, a avaliação periódica permite identificar preventivamente algum problema que possa gerar transtornos e custos futuros.

Leia mais: Iluminação automatizada é cada vez mais crescente nos condomínios. Clique aqui!

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias