Para muitos, mudança para um novo imóvel é sinônimo de estresse. Mas com organização do tempo e planejamento das atividades, é possível realizar a tarefa sem correria, imprevistos e percalços.

A primeira atitude a ser tomada, se a mudança for para um condomínio, deve ser procurar a administração e se informar sobre os dias e horários em que as mudanças são permitidas e agendar a data. Após esta definição, procure reservar cerca de uma semana para os itens de cada um dos cômodos. Outro ponto importante é iniciar o quanto antes a pesquisa de empresas de transporte. Desta forma, você garante a disponibilidade na data desejada e o melhor custo x benefício na prestação do serviço.

Sugere-se também que, antes de começar a empacotar, seja feita uma lista com os itens que você pretende levar para a sua nova residência, onde deve haver espaço suficiente para toda a lista. Separe roupas, sapatos, móveis, objetos e eletrodomésticos que não irão para o novo espaço para vender ou doar.

Ao empacotar itens dos quartos, separe uma mala com algumas trocas de roupa, toalha, jogo de cama e itens de higiene pessoal. Esses objetos podem ser necessários no dia da mudança, então, tê-los a mão vai ajudar bastante.

Caso os materiais para empacotamento não sejam fornecidos pela empresa contratada para a mudança, será preciso adquirir caixas, plástico bolha e fita adesiva. Lembre-se sempre de escrever nas caixas com os objetos quebráveis a palavra “frágil” e setas indicando o lado de cima. Prefira usar caixas menores para empacotar objetos da casa.

Como já dito neste artigo, empacotar com antecedência garante tranquilidade e organização. Para isso, comece com os objetos menos usados e agrupe os itens semelhantes em uma única caixa. Dica: que tal sinalizar as caixas de cada cômodo com uma cor diferente? Com certeza isso irá facilitar na hora de desempacotar!

Proteja objetos delicados como espelhos, porcelanas. Embale-os individualmente com plástico bolha. Peças grandes como geladeira e fogão podem ser enroladas em mantas e cobertores. Normalmente, as empresas de transporte fornecem esse material.

Dias antes da data da mudança, solicite junto às operadoras a transferência de serviços de telecomunicações. Aproveite a oportunidade para solicitar a alteração da titularidade das contas luz da nova residência e também informar o novo endereço ao banco, empresa de cartão de crédito etc.

Documentos e objetos de valor devem ser transportados com você, no dia da mudança. Aconselha-se fotografar obras de arte e antiguidades a fim de documentar o estado das peças. Caso se sinta mais seguro, contratar uma empresa especializada no transporte deste tipo de objeto pode ser uma boa solução.

Todo esse seu esforço prévio será recompensado quando a mudança acabar! Organizar móveis e outros pertences será uma tarefa bem mais agradável.

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias