Recém-inaugurado em São Paulo, o Atrium IX, edifício comercial de 17 andares, entrou no rol das construções dotadas de inovações sustentáveis. Segundo a Star Center, empresa especializada em climatização, trata-se do primeiro prédio brasileiro a usar sistema de ar-condicionado movido a gás natural.
Uma solução que, segundo Edson Alves, diretor da empresa, representa uma economia de 60% nos gastos com energia elétrica. De quebra, não polui o meio ambiente, já que não emite impurezas para a atmosfera.
- O gás natural ativa o processo de combustão, que faz girar um compressor (instalado dentro de uma máquina), que envia o ar resfriado para os aparelhos. Ele é então distribuído aos ambientes - explica Alves.
A tecnologia, criada há dez anos no Japão, chegou no Brasil há três. E até então vinha sendo usada apenas em projetos de pequeno porte. Dependendo da arquitetura do prédio, o custo de instalação, afirma Alves, chega a valer o dobro de um sistema convencional:
- Com a economia de energia, é possível recuperar essa diferença paga a mais em cinco anos. E nos cinco seguintes, há o retorno total do investimento.