Por CIPA
Em 23/02/2017
893 Views

A Operação Carnaval 2017 na segurança pública do Rio começa nesta quinta-feira (23). O anúncio foi feito pela secretaria de Estado de Segurança. O Ministério das Relações Exteriores terá um canal direto de comunicação com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova.

Uma campanha informativa e de conscientização dos foliões do Rio vai ganhar as redes sociais das entidades envolvidas com as hashtags: #CarnavalSeguro e #FoliãoConsciente.

São 4 mil e 200 câmeras no CICC, espalhadas pelas principais áreas da Região Metropolitana fazendo o monitoramento das principais regiões.

Órgãos de segurança, mobilidade e assistência social, além de concessionárias de transportes, vão atuar juntos monitorando áreas como Sambódromo, Boulevard Olímpico e os principais blocos carnavalescos pela cidade.

Uma rede de comunicação está montada para unir as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e outros órgãos do município e do estado envolvidos na cobertura do carnaval.

São esperados 1,1 milhão de pessoas no Sambódromo e nos blocos. Os visitantes poderão usar aplicativos do serviço de emergência 190 e o acesso pela web ao Guia de Segurança Pública em cinco idiomas. Racismo, homofobia, abuso contra mulher, cuidados com crianças e atendimento poliglota estão entre os tópicos abordados.

Por meio do Facebook, Twitter e Instagram das instituições envolvidas será possível divulgar informações relativas a uma série de temas importantes para que o folião não perca o ritmo da folia.

Os visitantes estrangeiros também podem acessar o aplicativo Emergência RJ – lançado em 2016 – em inglês em seus próprios aparelhos. O aplicativo oferece atendimento instantâneo em serviços emergenciais como denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro

“Buscamos ampliar esta rede de integração em benefício da população e dos visitantes. Os recursos empregados no CICC têm possibilitado agilizar e dar mais eficiência no atendimento”, destacou o Subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves.

A Operação Carnaval vai até o dia 1º de março no plantão de 24 horas. Para o desfile das campeãs, no sábado (4), será montado um esquema especial.

Transportes

Transportes como trens e metrô vão operar durante 24 horas por dia no carnaval. O VLT também vai funcionar normalmente das 6h à meia-noite. Em cinco dias, quando blocos cruzarem o caminho do VLT, o serviço vai ser interrompido temporariamente.

Metrô e trens vão funcionar 24 horas por dia, do dia 25 ao dia 28. Algumas estações terão restrições de horário e a Presidente Vargas ficará fechada no período e no fim de semana seguinte, 4 e 5 de março (veja detalhes no site do Metrô Rio). Na Supervia, a circulação será reduzida na madrugada (veja os horários).

O Metrô Rio pede para que os usuários que forem ao Sambódromo ou para os blocos comprem bilhetes antecipadamente para evitar enfrentar filas nos guichês.

A SuperVia informou que colocará trens extras para os dias no dia 25, por causa do desfile do Cordão da Bola Preta, e no dia 4 de março, devido ao desfile do Bloco das Poderosas.

O VLT vai operar todos os dias das 6h à meia-noite, com momentos de interrupção temporária para a passagem de blocos.

Os bondes de Santa Teresa também têm esquema especial. Confira:

– 18/02 (sábado) – das 13h às 18h

– 24/02 (sexta-feira) – não haverá operação

– 25/02 (sábado) – das 13h às 18h

– 26/02 (domingo) – não haverá operação

– 27/02 (segunda-feira) – das 8h às 14h

– 28/02 (terça-feira) – não haverá operação

– 01/03 (quarta-feira) – não haverá operação

Nos demais dias, a operação dos Bondes ocorrerá normalmente, das 8h às 17h45, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 18h aos sábados, entre os largos da Carioca e dos Guimarães, com saídas a cada 15 minutos. Não há circulação aos domingos e feriados. Para utilizar o sistema, é cobrada a tarifa de R$ 20. Moradores do bairro (previamente cadastrados), estudantes da rede pública uniformizados e com o cartão escolar, pessoas acima de 65 anos e portadores do Vale Social têm gratuidade garantida.

 

Fonte – G1

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias