Slide background

 

Síndica: Marcia Montalvão

case correspondente à fase três de
reabertura.

“Desde sempre dou atenção especial à comunicação, pois evita questionamentos e conflitos. Acho que quando você expõe as regras e explica como deve ser realizado, facilita muito. O que estou fazendo, e geralmente faço, é compartilhar a responsabilidade. Como síndicos, temos responsabilidades, temos que cuidar da vida das pessoas, mas os condôminos também têm responsabilidades como vizinhos, então, abrimos espaço para o debate. Enviei circular com a sugestão feita pelo Secovi e pela Abadi, informando que, inicialmente, a quadra poliesportiva e a academia seriam abertas, mas com restrições. Depois, fizemos uma reunião on-line com os moradores e estabelecemos horários, sempre com a limitação de três pessoas em cada horário. Demos preferência para que as pessoas que tivessem alguma similaridade frequentassem o espaço no mesmo horário, e assim conseguimos atender à grande maioria das demandas. Eles também vão em dias intercalados, para que todos possam usar o local. Acredito que uma comunicação efetiva e madura, entre adultos que querem as mesmas coisas, consegue estabelecer critérios que atendam a todos de forma democrática e responsável. Além de os moradores serem responsáveis pela higienização dos equipamentos, também há funcionários para realizar esse serviço.

Com relação à quadra, monitoramos seu uso pelas câmeras, e o supervisor costuma ir até lá para conferir também. Caso haja mais pessoas do que o permitido, o funcionário está orientado a pedir que os condôminos saiam. Mas o resultado tem sido positivo, pois atendemos à demanda dos moradores e eles têm obedecido às regras.

Por enquanto, não cogito a abertura de nada que provoque aglomeração. Nós temos que atender aos moradores de maneira que não nos prejudique juridicamente. Temos que ter essa flexibilidade, desde que a responsabilidade seja compartilhada. Cada condomínio tem sua cultura, e algumas pessoas são mais propensas ao uso de tecnologias do que outras. Sou a favor da tecnologia, pois otimiza muito nosso dia a dia. Tenho que parabenizar a Cipa, pois trabalho com mais de dez administradoras que agiram de formas diferentes, e fiquei na mão com algumas delas, que não conseguiram se adequar tão rapidamente.”

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias