Por CIPA
Em 20/08/2018
176 Views

Este mês, um senhor estiloso completou cem anos de praia – no caso, a do Flamengo. Nascido em 1918 como residência do Comendador Joaquim da Silva Cardoso, o Castelinho do Flamengo foi comprado, em 1932, pelo português Avelino Fernandes e sua mulher, Rosalina Feu Fernandes. Em 1982, quase foi demolido, mas, um ano depois, a construção teve garantida uma velhice tranquila após ser tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

Passados tantos anos, o palacete, que flerta com o neoclássico e o rococó, continua com tudo em cima. Talvez por essa qualidade de desafiar o tempo abrigue, desde 1992, o Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, referência em atividades para idosos. De quebra, ainda embeleza a paisagem.

– A construção, que tem uma mística própria, torna-se ainda mais extraordinária pelo contraste com os prédios da região. Ainda por cima fica de frente para o Parque do Flamengo, também tombado e admirado no mundo – disse a presidente do IRPH, Cláudia Escarlate.

FANTASMAS SE DIVERTEM

O centenário do Castelinho, arquitetado pelo italiano Gino Copede e projetado pelo engenheiro brasileiro Francisco dos Santos, está sendo festejado em grande estilo. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Naylor Vilas Boas vai expor, até setembro, um trabalho de representação digital do Rio desde os anos 1990:

– É muito interessante ter linguagem contemporânea em meio a tanta história. A magia do lugar é quase sobrenatural. Reza a lenda que Maria de Lourdes, filha dos antigos proprietários, após a morte deles, teria sido presa na torre, nos anos 1930, pelo advogado da família. O jornalista e pesquisador Rafael Bokor, que guia grupos de visita, não acredita em fantasmas,

– Numa visita em 2015, todas as janelas começaram a bater ao mesmo tempo. Foi bem assustador.

Fonte: O Globo

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias