Embora haja semelhanças entre o seguro residencial e o seguro de condomínio, cada um auxilia você em situações distintas. O seguro condomínio é obrigatório e protege o imóvel, áreas comuns e o terreno. Mas se algo acontecer ao prédio e afetar a sua unidade, você será ressarcido pelos prejuízos causados apenas à estrutura física. Por isso é interessante ter o seguro conteúdo para proteger a residência e os bens do imóvel do segurado.

O proprietário de imóvel ou o próprio inquilino, tanto de apartamentos quanto de casas, deve providenciar uma boa cobertura de seguro para garantir a indenização devida em caso de necessidade.

Muitas localidades apresentam aos moradores situações de risco e colocam sua segurança em jogo. Locais onde enchentes são comuns deveriam ter suas casas e apartamentos cobertos, mas o alto custo inviabiliza sua contratação, pois a chance de alagamentos, torna-se maior do que em locais afastados de rios, mares e em pontos mais altos.

Outro fator externo como vendaval pode ser coberto por seguradoras e oferece a troca de equipamentos eletrônicos e utensílios domésticos, além de troca de telhados removidos por um vendaval intenso.

A cobertura contra danos elétricos é uma das mais caras, pois o tipo de sinistro é um dos mais comuns e pode ocorrer através de descargas elétricas provenientes de raios. Quanto mais comum o sinistro, mais caro se torna a cobertura, pois apresenta alto risco à seguradora.

Se um curto-circuito causa um pequeno fogo e danifica seu aparelho de televisão, o seguro contra incêndios cobrirá uma nova peça. É preciso tomar cuidado neste item, pois a falta de atenção dos moradores ocasiona o maior incidente nestes sinistros. Uma simples vela acesa e deixada em local não apropriado, tomadas desencapadas, muitos aparelhos utilizando a mesma tomada e a sobrecarregando, podem gerar curto-circuito e dar início a um brando ou intenso incêndio. O seguro, neste caso, cobrirá a reposição dos aparelhos eletrônicos, móveis e vestuário danificados. Objetos de maior valor, como joias, não são cobertos neste pacote de apólice.

Roubos são mais frequentes que incêndios e estão entre as coberturas com valores mais altos. As seguradoras levam em consideração a localidade e o tipo da residência. Casas são menos seguras que apartamentos em condomínios e estão, por sua vez, mais suscetíveis a roubos e furtos, o que gera um risco maior de indenização à seguradora. Cidades com maior índice de criminalidade aumentam o custo destas apólices.

O segurado pode ser responsabilizado por danos a terceiros, sem intenção do sinistro e a cobertura apropriada para estes casos é de responsabilidade civil, que cobrirá todas despesas em seu lugar. Este item engloba casos em que seu imóvel cause danos ao apartamento de vizinhos, como pequenas infiltrações que não sejam de responsabilidade do condomínio mas, de uso próprio. Mordidas de cães e danos que crianças possam fazer em automóveis de vizinhos, com bolas arremessadas e quebra de vidros, fazem parte deste item de seguro.

 

Leia mais: Coberturas adicionais de Responsabilidade Civil – Seguro Obrigatório. Clique aqui!

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias