É amplamente sabido que o descarte incorreto de óleo de cozinha causa danos ao meio ambiente. Mas você sabe os danos que ele pode causar ao seu condomínio?

O descarte feito de forma errada pode ser extremamente prejudicial aos condomínios, visto que gera prejuízos financeiros e transtornos. O óleo jogado no ralo da pia ou vaso sanitário danifica e entope tanto o encanamento dos prédios, quanto as tubulações nas ruas, pois se junta a outros materiais e forma crostas.

Eventualmente, esse acúmulo nos canos impede a água de passar pelo local causando entupimento, refluxo ou mesmo o rompimento de redes. Todo o sistema de esgoto fica prejudicado e o gasto para conserto é enorme.

Onde há saneamento e cuidados com o esgoto, há tratamento adequado para o óleo de cozinha, mas a sua presença dificulta e encarece bastante o tratamento da água. Além disso, um litro de óleo que usamos em casa pode contaminar até um milhão de litros de água e comprometer o solo do local.

Separar o óleo de cozinha, portanto, é bom para o condomínio e essencial para o meio ambiente. Por isso, o mais indicado é não jogar os restos pelo ralo. Pode-se, por exemplo, contatar alguma empresa que retire o óleo do condomínio.

Clique aqui para mais informações de como fazer a reciclagem de óleo em seu condomínio.

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias