Blog Condomínio

Blog

Blog

Dicas para eliminar o mofo de sua casa

Anuncie Aqui

A presença de mofo dentro de casa pode provocar e amplificar problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. Este é um problema comum que, além de deixar aparência desagradável e cheiro incômodo, traz prejuízos à saúde dos moradores.

Quem já sofre com rinite, sinusite, bronquite e asma acaba sentindo mais a ação desses fungos. Mas qualquer pessoa pode sofrer consequências, pois por meio da inalação, os fungos penetram no corpo humano e encontram condições favoráveis para proliferação, desencadeando assim o processo de alergias, tanto respiratórias quanto alimentares, e as intoxicações causadas pela produção de toxinas.

Nem sempre o problema é visível a olho nu. Ele pode ser encontrado em alimentos, roupas, armários, cortinas de banheiro, paredes, teto, madeira, papel, geladeira. Existem, porém, diversas maneiras de evitar a formação do mofo, mas o mais importante é manter o ambiente sempre seco e arejado.

Prevenir sempre é melhor do que remediar, mas caso o mofo se instale, há receitas simples e caseiras para se livrar dele em para cada tipo de superfície. Vinagre, limão, bicarbonato, cloro são exemplos dos materiais utilizados. E se mesmo com essas receitas o problema persistir, um profissional especializado deve ser contatado.

Como prevenir e se livrar do mofo em paredes:

– Manter os cômodos bem ventilados e secos
– Consertar vazamentos no momento de sua descoberta para evitar que a umidade se infiltre em cavidades e abaixo do piso.
– Usar bons revestimentos e tinta anti-mofo nas paredes

Se o mofo for superficial, remova a tinta e use produto impermeabilizante no reboco, só então pinte a parede novamente. Mas se pedaços de tinta já se soltam ou reboco desagrega é bem possível que seja infiltração. Nestes casos, deve-se contatar profissionais especializados.

Como prevenir e se livrar do mofo em móveis:

– Manter ambiente arejado
– Garantir distância de 5cm entre móveis e paredes
– Atentar-se para a limpeza de tapetes e cortinas ou evitar usá-los
– Trocar frequentemente os travesseiros e colchões
– Verificar possíveis infiltrações nas paredes atrás dos móveis
– Dar preferência a mantas de tecido quando necessário guardar móveis por muito tempo. Não utilizar papelão e nem plástico.

Quando o mofo em estofados é recente, é possível a remoção da mancha. Caso contrário, ela apenas poderá ser clareada. Para retirar o mofo, primeiramente deixe-os secando ao sol. Depois de bem seco, esfregue o local com escova ou esponja, sem qualquer produto ou água. Somente após isto feito, utilizar produto tira-mofo específico.

Em móveis protegidos com verniz, o mofo pode ser retirado com um pano. Já há no mercado acabamento fosco de verniz e outro tipos de seladores, para quem não gosta da opção com brilho.

Como prevenir e se livrar do mofo em roupas:

– Guardar somente roupas limpas no armário
– Abrir regularmente as portas de closets ou guarda-roupas durante o dia para arejar
– Evitar guardar casacos em sacos plásticos, exceto se o método utilizado for à vácuo
– Armazenar roupa somente em tecido de algodão branco ou papel seda antes de acomodar no guarda-roupa. Edredons podem ser enrolados em um lençol
– Guardar somente toalhas bem secas
– Retirar peças de couro do armário para arejar, regularmente
– Quebrar giz de quadro-negro em pequenos pedaços e distribuí-los nos cantos do armário. O giz pode ser colocado em copos ou em saquinhos de filó. De tempos em tempos, ou quando o giz estiver úmido, basta substituí-lo

Manchas de mofo recentes costumam ser fáceis de sair com lavagem simples. Caso não seja possível, recomenda-se levar a peça a uma lavanderia para avaliação profissional sobre qual produto utilizar.

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Conhecer as regras para a desocupação de imóvel alugado ajudará o proprietário a reavê-lo sem frustrações. Veja as principais no artigo!

Quais as regras para reforma em apartamento?

Quais as regras para reforma em apartamento?

Pensando em começar uma reforma em apartamento? Antes de tirar o projeto do papel, confira essas dicas para cumprir as regras e evitar dores de cabeça!

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

O barulho no apartamento de cima está causando transtornos? Veja como proceder, seja você locador ou inquilino de um imóvel.

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Está esperando a hora certa de comprar um imóvel? Confira, neste artigo, cinco sinais de que esse momento chegou!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami