Blog Condomínio

Blog

Blog

Dicas para uma gestão eficiente no condomínio

Banner Revista

Ser síndico de um condomínio é como administrar uma pequena empresa.  A função envolve conhecimentos e atividades no âmbito administrativo, jurídico, técnico e humano. Alguns pontos básicos ajudam o síndico a estabelecer uma gestão eficiente.

Regulamentação

Além de conhecer bem a convenção do condomínio, o síndico tem o embasamento do Código Civil, que traz um capítulo dedicado ao tema.  Os condôminos devem ser estimulados a ler o regulamento interno e precisam ser comunicados por escrito das decisões em assembleia.

Ações preventivas

O síndico deve se programar para realizar rondas mensais com o zelador para inspecionar a edificação e conferir a situação de cada andar, da sala de máquinas, do topo do edifício, das áreas comuns e espaços de lazer.

Quando o síndico age preventivamente na manutenção da estrutura do condomínio, os esforços e impactos financeiros acabam sendo menores que nas intervenções de emergência.

Estabelecer contratos com empresas especializadas para a manutenção de elevadores, bombas d´água, portões eletrônicos, interfones, piscinas e jardins é bastante recomendável.

Gestão participativa

A gestão participativa através da criação de comissões para tratar assuntos específicos do condomínio traz mais respaldo às decisões e otimiza a rotina de  administração.

Envolver os moradores em campanhas de caráter educativo, ambiental e social, além de criar ações voltadas para grupos como crianças e idosos contribui para maior integração dos moradores nos assuntos pertinentes à comunidade condominial.

Comunicação

Estabelecer estratégias e ações para manter uma comunicação frequente e fluida com os condôminos confere mais eficiência e honestidade à gestão do síndico. Recomenda-se manter um cadastro dos moradores para facilitar a comunicação e trazer mais segurança a todos.

Os horários e formas de atendimento aos condôminos precisam ser claramente definidos, e o zelador deve orientar que sugestões e críticas sejam registradas no livro.

 

Leia mais: A importância da transparência na prestação de contas. Clique aqui!

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Conhecer as regras para a desocupação de imóvel alugado ajudará o proprietário a reavê-lo sem frustrações. Veja as principais no artigo!

Quais as regras para reforma em apartamento?

Quais as regras para reforma em apartamento?

Pensando em começar uma reforma em apartamento? Antes de tirar o projeto do papel, confira essas dicas para cumprir as regras e evitar dores de cabeça!

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

O barulho no apartamento de cima está causando transtornos? Veja como proceder, seja você locador ou inquilino de um imóvel.

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Está esperando a hora certa de comprar um imóvel? Confira, neste artigo, cinco sinais de que esse momento chegou!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami