Recicle seu óleo de cozinha e preserve o meio ambiente

Por CIPA
Em 10/06/2015
772 Views

Por Vivien Bezerra de Mello

É sabido que o óleo de cozinha é um resíduo que provoca grande impacto no meio ambiente, e a maioria das cidades brasileiras ainda não possui uma forma adequada para o descarte desse material.

O óleo de cozinha também é o responsável por gerar prejuízos às residências (considerando que ele seja o grande causador de entupimento dos encanamentos), além de provocar graves problemas de higiene e mau cheiro.

Sem informação adequada, o mais comum é o produto ser despejado na pia. Mas, de acordo com ambientalistas, essa prática é altamente poluidora, pois o óleo pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente, principalmente aos rios. “Um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água”, alerta André Miragaia, da ONG Vale Verde, de São José dos Campos. Esse volume de água é suficiente para o consumo de uma pessoa durante 14 anos.

Nos rios, a presença do óleo é facilmente perceptível. O óleo flutua sobre a água, já que é mais leve e não se mistura. “O óleo cria uma barreira na superfície que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, o que compromete a base da cadeia alimentar aquática”, explica o ambientalista. A falta de oxigênio, ainda segundo Miragaia, pode exterminar os fitoplânctons, espécie de algas microscópicas.

Indo um pouco mais além e numa dura auto-análise, de nada adianta criticar os responsáveis pela poluição da Baía da Guanabara se nós não fizermos nossa parte.

A mudança de postura da população com relação ao descarte do óleo de cozinha e também a outras atitudes de preservação do meio ambiente passa por um processo de sensibilização e conscientização.

Rede de esgoto

Além de causar mau cheiro, o óleo, quando descartado na pia, aumenta consideravelmente as dificuldades referentes ao tratamento de esgoto. O lançamento de detritos impregnados de gordura na rede de esgotos acaba provocando a incrustação nas paredes da tubulação e a conseqüente obstrução das redes coletoras.

Disque-Óleo – Mobilize seu condomínio em prol do meio ambiente

No Rio de Janeiro, a campanha em prol do meio ambiente vai de vento em popa. Condomínios e restaurantes já vestiram a camisa da reciclagem do óleo: eles armazenam o óleo de cozinha utilizado em garrafas PET e doam ou vendem para usinas de reciclagem, que buscam o óleo onde ele estiver e se encarregam de fazê-los virar sabão ou sabonete.

A Disque-Óleo Vegetal Usado é uma das empresas do Rio de Janeiro que investe na reciclagem do óleo de cozinha. Localizada em Duque de Caxias, a usina trabalha com 30 catadores cadastrados e que são responsáveis pela coleta do óleo vegetal usado nos 1.500 estabelecimentos comerciais e residências credenciados em todo o Rio e Grande Rio.

A Disque-Óleo recicla 80 mil litros de óleo por mês e possui todos os equipamentos necessários para esse processo. A empresa também está dentro dos padrões de funcionamento e de segurança exigidos pela Feema – LO nº FE010179.

Segundo Wallace Sena, diretor da Disque-Óleo, o óleo de cozinha é empregado como matéria-prima para diversas indústrias: saboeiras e de detergentes, de ração animal e até na produção de biodiesel.

Vale Verde – www.valeverde.org.br
Disque Óleo – www.disqueoleo.com.br

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias