Por CIPA
Em 24/07/2019
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Conheça serviços e produtos inovadores que podem melhorar a limpeza de seu condomínio. E ainda reduzir custos, claro!

Você pode ou não lembrar a série de televisão americana A Feiticeira, que fez muito sucesso nos anos 1970, quando a bruxa Samantha apenas torcia o nariz e pronto! A sala da casa dela ficava limpa apenas com sua mágica. Ok, a técnica da dona de casa ainda não saiu da TV para a vida real, mas existem muitas formas de inovar no quesito limpeza de seu condomínio. Duvida?

Segundo o CEO da Biosíndico, Marcello Brandão, só não inova quem não quer. Ou ainda não sabe. Ideias como a de faxineiros com patins para agilizar a limpeza e possibilitar maior área de cobertura são apenas um exemplo do executivo de como metodologias inovadoras podem suprir a falta de investimento em tecnologia e equipamento. “A falta de investimento em modernização de equipamento de limpeza das empresas de serviços é um fenômeno mundial. Usamos uma ferramenta chamada Business Model Generation (BMG) para modernizar processos e procedimentos. É claro que vivemos um segmento em que não existe inovação há um século. O sistema MOP, por exemplo, substitui a vassoura e a pá, assim como o rodo e o pano de chão, limpando uma área mais abrangente com apenas uma pessoa. O funcionário também não precisa abaixar e levantar, o que facilita o uso e evita problemas de coluna”, diz o empresário, que, coincidentemente, indica uma vassoura especial para piso. “É uma vassoura que, ao ser usada em zigue-zague, limpa muito bem com uma só pessoa no comando. Isso se usado com os produtos multiúso, como os detergentes de uso profissional que possuem um princípio ativo muito mais eficaz, economiza tempo. E dinheiro”, completa ele.

E como gastar menos está na mira de dez em cada dez síndicos e administradores de condomínios, a dica é ficar de olho em absolutamente tudo. Para Brandão, a limpeza é uma ciência. “Trabalho com um serviço que requer esse olhar mais apurado. É essencial que o síndico deixe na mão de um especialista para que seja avaliado o que é possível fazer para economizar, mas sem perder a qualidade”, explica ele, que oferece em sua cartela serviços como faxineiros de patins e reúso de água. “Em condomínios como o Bossa Norte e o Dez, ambos na zona norte da cidade, trabalhamos com um projeto de economia de água que chega a 12%, apenas com o reúso de água da chuva”, explica.

Renata Ribeiro, gerente de marketing do GR GRUPO, aposta nos produtos multifuncionais da empresa para gerar uma economia ainda maior para seus clientes. “Os itens multifuncionais são os que oferecem o melhor custo-benefício, pois um único produto pode ser aplicado em várias superfícies, o que gera economia para os síndicos e facilidade na utilização pela equipe de manutenção. Logo, produtos de qualidade proporcionam economia financeira e de tempo, pois a aplicação de menor quantidade do produto significa menos tempo gasto na limpeza”, diz Renata, acrescentando que na lista dos preferidos dos condomínios estão os removedores, que podem ser utilizados em diversas superfícies; o sabão em pó ou líquido, que também pode ser usado em azulejos, pisos e pedras; e os desinfetantes, que têm como função principal a limpeza com ação bactericida, mas também deixam o local perfumado, entre outros.

Além de potencializar a limpeza das áreas comuns e reduzir os gastos do condomínio, outro ponto que é importante destacar é o fato de que, cada vez mais, os responsáveis pela administração dos condomínios buscam soluções ecologicamente corretas. De acordo com Rodrigo Porto, gerente de merchandising do GR GRUPO, todos os produtos são diferenciados justamente por não prejudicarem o meio ambiente e atenderem a todas as especificações da Anvisa: “Somos um grupo extremamente engajado nessa questão ambiental e temos empresas específicas no gerenciamento de resíduos, que são transformados em matéria-prima de sabão extrusado, e de óleo de cozinha, que também passa por processamento para se tornar matéria-prima de sabão pastoso”, exemplifica Rodrigo.

O Condomínio do Edifício Barra Tower Offices, que fica na zona oeste, otimiza os custos e o tempo com equipamentos e produtos de boa qualidade. Segundo o gerente Aloísio Santana, o que demanda mais horas é a limpeza da fachada do prédio comercial, que possui 13 andares, 234 salas e 18 lojas. “Por isso, optamos por fazer esse trabalho com uma empresa especializada em rapel, pois, assim, otimizamos os gastos e o tempo de execução”, diz ele, que também opta por itens biodegradáveis. “Trabalhamos com produtos que possam ser diluídos porque têm melhor rendimento”, acrescenta.

O condomínio, que tem 19 anos e 15 funcionários, também mescla o serviço de limpeza entre funcionários orgânicos e terceirizados: os primeiros trabalham das 6h às 18h, enquanto os outros atuam em uma escala de 12×36, das 7h às 19h. “Contratamos os terceirizados por uma questão relativa a horário x custo”, diz Aloísio.

O gerente do Barra Tower também afirma que prefere o modelo tradicional de limpeza. Ele explica o porquê: “Nós gostamos muito de inovação, estamos sempre antenados com as novidades, mas infelizmente não são todas as mudanças que se encaixam no padrão do condomínio. O que sempre buscamos é reduzir os custos, mas sem esquecer que a qualidade vem em primeiro lugar”, observa o gerente, acrescentando que se preocupa com a sustentabilidade ao fazer a reciclagem do lixo.

 

Empresas apostam em inovação e crescimento para os próximos anos

Para fisgar os condomínios, as empresas apostam cada vez mais em inovação. De acordo com Brandão, portanto, o atendimento exclusivo é a chave de tudo. “Antes de oferecermos tudo que temos de inovador, primeiro temos que fazer uma visita ao condomínio. Cada local tem um universo diferente”, explica o CEO da Biosíndico. Ele diz, ainda, que reduzir o custo de água é imprescindível para todos os condomínios. “Existem regiões que possuem uma tarifa de água altíssima. Por isso, até mesmo a captação de água do ar-condicionado é feita para reutilizar esse recurso. Já o uso da mangueira, por exemplo, não pode existir. A calçada deve ser varrida normalmente, sem jogar água. A água é nosso bem mais valioso”, sentencia ele, que promete surpresas até o fim de 2019. “Vamos surpreender o mercado com novas abordagens, que se provarão simples, mas jamais pensadas. Nossa meta de longo prazo é triplicar nossa participação no mercado. Principalmente na área condominial, em que estamos com novidades bastante consistentes e dirigidas.”

De acordo com Renata Ribeiro, gerente de marketing do GR GRUPO, a inovação faz parte do dia a dia da empresa. “Nossa equipe está sempre atenta à nova tecnologia para aplicá-la nas formulações e nas embalagens, trazendo para os produtos eficiência com um custo acessível. Estamos em constante pesquisa interna com nossa área técnica e externa com empresas especializadas, com o objetivo de atualizar nossos produtos e buscar novas possibilidades para os consumidores, sempre ávidos por produtos que ofereçam resultado de excelência com o menor custo, além de menos tempo gasto na limpeza”, finaliza.

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