A importância de um eficaz plano de ação

Se você ainda não se preparou para o próximo ano, esse é o momento para iniciar o planejamento do seu condomínio. Para isso, o primeiro e mais importante passo é fazer uma avaliação geral de do ano vigente ou anterior, levantando todos os pontos positivos e negativos que marcaram a administração do condomínio. Mas quando se fala em avaliação, balanço, prestação de contas e previsão orçamentária, a maioria das pessoas tende a acreditar que são obrigações e tarefas complicadas no meio de tantas outras que o síndico precisa realizar diariamente. Entretanto, com organização, um bom plano de ação e o apoio de sua administradora, o síndico garante o sucesso desse trabalho.

Um eficaz plano de ação deve focar, principalmente, nos itens que precisam ser melhorados e também nas ações que devem ser aprovadas durante a AGO, para serem desenvolvidas no ano corrente. Algumas perguntas devem ser levadas em conta na hora de montar o planejamento, sempre abordadas de forma clara e objetiva. O que o condomínio deixou de realizar no ano anterior? Em quais pontos o síndico precisa focar para alcançar as novas metas?

O que deve fazer para realizar as ações previstas no orçamento e manter a economia do condomínio saudável?

O plano de ação varia de acordo com as necessidades de cada local, mas pode ser dividido em três grandes pilares: Gestão, Manutenção e Financeiro. A partir disto, o síndico pode subdividi-los em vários itens. Um plano bem elaborado não só destaca o trabalho do síndico com transparência e participação,  mas principalmente beneficiará todos e o patrimônio.  Para isso, pedir opinião dos moradores é sempre de extrema valia, servindo de orientação e base para que o síndico possa montar seu plano de ação, focando nos itens que precisam ser revistos e nas propostas que serão posteriormente aprovadas. Além disso, aumenta o comprometimento de todos no mesmo objetivo.

Para ajudar a montar um plano de ação eficiente, uma boa dica é fazer uma Pesquisa de Necessidades e Melhorias junto aos condôminos. Por meio desta ferramenta, é possível reunir as principais queixas, insatisfações, pontos positivos e negativos da administração, inclusive antecipando assuntos que podem ser usados de pauta na assembleia. A pesquisa normalmente pede a opinião dos moradores em temas pertinentes como limpeza, conservação, iluminação, segurança e funcionários, ajudando o síndico a prever mudanças e melhorias neste sentido.

Além disso, também é possível que os moradores indiquem seus principais desejos, se o condomínio precisa de alguma obra para valorização do patrimônio, ou ainda, se necessita de alguma iniciativa para reduzir custos do condomínio ou da cota condominial. Com o resultado desta pesquisa, o síndico consegue reunir dados importantes para trabalhar em cima das reais necessidades do condomínio.

Leia Mais: Como você quer seu condomínio para o próximo ano? Clique Aqui e Confira Algumas Dicas!

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias