Blog Condomínio

Blog

Blog

Como você quer seu condomínio para o próximo ano?

Soluções completas para seu condomínio

Todo final de ano é tempo de planejar o próximo. O primeiro passo é começar a preparar a previsão orçamentária, ferramenta que vai auxiliar o síndico ao longo de todo ano.

A previsão orçamentária é um importante instrumento de trabalho para organizar a administração do condomínio. Pode ser feita tomando como base os gastos do ano anterior e deve levar em conta itens como a inflação do período, a inadimplência do condomínio, os trabalhos a serem realizados, como obras de reparos e melhorias, os custos ordinários (água, luz, seguro, administração etc) e a gestão dos funcionários (salário, encargos, férias, 13º, dispensa etc).

A previsão ainda deve prever uma folga, para que o pagamento das contas não fique apertado. Para isso é necessário muito planejamento e controle. A CIPA pode orientar você nisto!

Preparamos algumas dicas que podem ajudar no planejamento orçamentário do condomínio:

  • Fatores como a sazonalidade dos gastos são importantes. O consumo de água, por exemplo, costuma ser mais alto no verão, o que pode ser previsto no cálculo do valor do condomínio para esse período.
  • O período de férias também influencia na contabilidade. Normalmente nesta época, as pessoas costumam viajar mais, o que diminui despesas com energia, água, entre outras. Porém, dependendo do perfil do condomínio, pode haver o aumento do fluxo de pessoas, acarretando aumento de despesas.
  • É aconselhável fazer uma média mensal, (somando o valor do condomínio e dividindo pela quantidade de meses do ano), para que o mesmo seja igual ao longo de todo o ano.
  • Todas as previsões de gastos, despesas extraordinárias e de manutenção devem constar na previsão orçamentária.
  • Caso surjam despesas extraordinárias é importante fazer uma escala de prioridades.
  • O rateio, tanto no caso das despesas extraordinárias como nas ordinárias, deve ser realizado levando em conta o que está descrito na Convenção.
  • É aconselhável que na assembleia Geral Ordinária fique alinhado os ajustes a serem feitos no orçamento do condomínio ao longo do ano.
  • Lembre-se também de incluir ações para valorização do patrimônio com plano de necessidades e melhorias.

 

Leia Mais: Seu condomínio merece ser atendido de todas as formas que escolher. Clique e confira!

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Acidentes fatais com gás

Acidentes fatais com gás

Infelizmente a manutenção ou mesmo adequações de segurança em sistemas de gás só são valorizados quando há notícias de vítimas fatais. O fato é que estas mortes poderiam ser... Saiba mais!

5 segredos para o seu imóvel ser alugado mais rápido

5 segredos para o seu imóvel ser alugado mais rápido

Quer alugar seu imóvel de forma rápida e segura? Separamos 5 dicas fundamentais. Confira aqui!

Saiba quais os riscos que o proprietário corre ao alugar direto com o inquilino

Saiba quais os riscos que o proprietário corre ao alugar direto com o inquilino

Alugar direto com o inquilino é uma prática cada vez mais rejeitada entre os proprietários, já que traz riscos e obstáculos desnecessários. Conheça os principais e saiba como evitá-los!

Contrato de aluguel de imóveis: no que prestar atenção antes de fechar uma locação.

Contrato de aluguel de imóveis: no que prestar atenção antes de fechar uma locação.

O aluguel de imóveis, para ser benéfico para ambas as partes, deve contar com um contrato sólido. Conheça alguns pontos importantes!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami