Blog Condomínio

Blog

Blog

Planejamento e gestão orçamentária :: os segredos da boa administração

Soluções completas para seu condomínio

Preparar uma previsão orçamentária de qualidade merece atenção.  Ter uma visão o mais realista possível de quanto será arrecadado e gasto a cada ano é uma atribuição do síndico e foco de interesse dos condôminos.

O segredo da boa administração, como em qualquer empresa, é o melhor uso da verba existente sem gerar fortes incrementos nas taxas de arrecadação, mas conseguindo equilibrar a manutenção e melhoria dos serviços. Inadimplências devem ser monitoradas à risca, inicialmente com acordos e, se necessário, com ações na justiça para garantir os montantes de arrecadação previstos.

A previsão orçamentária leva em conta a situação passada, atual, futura e eventuais contingências. Começa com o levantamento dos itens de despesas regulares e mensais como funcionários, luz, água, manutenção, levando-se em conta as sazonalidades e analisando o valor total e o peso médio de cada despesas.  É importante prever todos os detalhes como incluir férias e décimo terceiro na folha de pagamento, reajustes por contratos, taxa de inadimplência dos condôminos, ações judiciais, além da projeção dos índices de inflação.

A folha de pagamento de funcionários, em especial, requer uma gestão cuidadosa do síndico. Essa despesa pode vir a representar até 60% do orçamento, sendo recomendável buscar orientação com administradoras de condomínios, empresas de recursos humanos e de contabilidade para garantir uma gestão adequada.

Uma previsão importante para cada ano é listar e priorizar a necessidade de verba para despesas extraordinárias para melhorias da edificação como troca de elevadores, limpezas e pinturas de fachada, troca de encanamento, tubulações, fiações, impermeabilização de laje para que possam ser incluídas no orçamento evitando rateios extras. De qualquer forma, recomenda-se que fique estabelecida a possibilidade de revisões no orçamento ao longo do ano.

Gestão e renegociação de contratos, dimensionamento adequado do quadro e da escala de funcionários, além de políticas de uso racional de recursos permitem esticar a verba disponível, muitas vezes ainda gerando economia na conta.

 
Leia mais: Conheça Dicas para uma gestão eficiente no condomínio. Clique aqui!

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Acidentes fatais com gás

Acidentes fatais com gás

Infelizmente a manutenção ou mesmo adequações de segurança em sistemas de gás só são valorizados quando há notícias de vítimas fatais. O fato é que estas mortes poderiam ser... Saiba mais!

5 segredos para o seu imóvel ser alugado mais rápido

5 segredos para o seu imóvel ser alugado mais rápido

Quer alugar seu imóvel de forma rápida e segura? Separamos 5 dicas fundamentais. Confira aqui!

Saiba quais os riscos que o proprietário corre ao alugar direto com o inquilino

Saiba quais os riscos que o proprietário corre ao alugar direto com o inquilino

Alugar direto com o inquilino é uma prática cada vez mais rejeitada entre os proprietários, já que traz riscos e obstáculos desnecessários. Conheça os principais e saiba como evitá-los!

Contrato de aluguel de imóveis: no que prestar atenção antes de fechar uma locação.

Contrato de aluguel de imóveis: no que prestar atenção antes de fechar uma locação.

O aluguel de imóveis, para ser benéfico para ambas as partes, deve contar com um contrato sólido. Conheça alguns pontos importantes!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami