Água: três maneiras de preservar e economizar

Por CIPA
Em 10/06/2015
838 Views

Condomínios podem reaproveitar água da chuva, reutilizar a água consumida e evitar o desperdício no consumo.

Economizar água é fundamental para o futuro do planeta e ainda contribui para reduzir os custos do condomínio.

O sistema de aproveitamento de água da chuva permite captar, filtrar e armazenar toda a água coletada. Em geral, pode ser usado para diversos fins como para descarga em vasos sanitários, para lavagem geral de garagem, pisos, carros e fachadas, além de poder regar jardins.

A implantação é precedida por um estudo pluviométrico da região, definindo a capacidade de captação possível e assim o dimensionamento do equipamento.

Outra alternativa para o aproveitamento da água é a sua reutilização: a água proveniente dos lavatórios e dos chuveiros pode passar por uma estação de tratamento de esgoto, sendo novamente armazenada, para uso exclusivo nos vasos sanitários.

Como a conta de água na maioria dos condomínios é coletiva, o desperdício no consumo de água está presente em nosso dia a dia: cada minuto de torneira aberta são cerca de 10 litros de água desperdiçada. Vazamentos `invisíveis’ são os maiores vilões. Sem dúvida, a educação para o comportamento de preservação é a melhor saída para combater o desperdício. Se não tiver efeito, há a possibilidade de se instalar medidores individuais: cada morador terá seu próprio controle de consumo. Isso evita o desperdício naturalmente, porém é a alternativa mais cara.

Os benefícios de economizar água são muitos: economia, despoluição, preservação dos mananciais e minimização do desperdício.

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias