Quão verdes são os produtos de limpeza verdes? – PARTE 2

Por CIPA
Em 10/06/2015
672 Views

Por que se preocupar com produtos de limpeza verdes?

Dar um passo além para aperfeiçoar os seus produtos de limpeza pode parecer desnecessário. Os produtos padrão já funcionam há anos, então que perigos eles poderiam possivelmente representar? Muitos dos produtos químicos tóxicos que arrancam a sujeira de nossas vidas também podem infiltrar-se em nossos suprimentos de água e entrar em nossos corpos.

No que se refere a trabalhar com produtos de limpeza, os estudos demonstram que o maior perigo potencial existe  para profissionais de limpeza doméstica ou zeladores. Tendo dito isso, limpar um banheiro bem arejado com uma quantidade normal de produtos de limpeza não vai mandar ninguém para o hospital, mas provavelmente existem algumas substâncias no produto de limpeza que você não gostaria que ficassem por perto.

As pesquisas descobriram que particularmente o seguinte grupo pode apresentar efeitos negativos para a saúde tanto das pessoas quanto do meio ambiente. Você não encontrará a maioria deles nos produtos de limpeza certificados como ecológicos:

a. Ftalatos: compostos químicos freqüentemente mencionados como plastificadores, e que também ajudam a sustentar fragrâncias.

b. Compostos orgânicos voláteis (VOCs): combinações químicas encontradas em líquidos e sólidos, que são liberados na forma de gases. Uma vez que você inale VOCs, eles costumam ligar-se à asma e problemas respiratórios.

c. Etoxilatos de nonilfenol (NPEs): produtos químicos que podem poluir suprimentos de água e potencialmente causar danos nos rins e no fígado em seres humanos.

d. Fosfatos: compostos ácidos cujo uso em sabão em pó foi banido em muitos estados, mas os fabricantes ainda podem incluí-lo em detergentes para máquinas de lavar louça.

e. Petroquímicos: Esses produtos químicos derivados do refinamento de petróleo representam a maior ameaça para bebês e crianças, uma vez que as partículas podem chegar aos pulmões se ingeridas.

f. Alvejante de cloro: Embora deixe suas roupas mais brancas, a solução também é associada a problemas respiratórios, especialmente em crianças.

g. Amônia: Este gás é um produto de processos naturais, e é seguro em níveis normais. Porém, em concentrações maiores ou em áreas sem ventilação, a amônia pode queimar a pele, os olhos, a garganta e pulmões, chegando a causar a morte em situações extremas.

Navegando por produtos de limpeza verdes

Ecolabels, ou selos de aprovação de terceiros definidos pelo Escritório de Padrões Internacionais, são uma das melhores apostas no momento para decidir quais produtos domésticos são realmente verdes. A Global Ecolabelling Network define os ecolabels como “designações de liderança no desempenho”, significando que os produtos não são simplesmente melhores para o ambiente do que seus concorrentes, mas também atendem a critérios mais rigorosos. Para determinar o valor de um produto, esses terceiros não apenas avaliam as substâncias usadas nele, mas também o comparam a outros concorrentes do mercado.

Palavras-chaves que costumam cercar as embalagens dos produtos verdes incluem não-tóxico, biodegradável e totalmente natural. Descrições desse tipo podem te enganar, se você não prestar muita atenção. O termo ” totalmente natural” pode ser enganador, pois os produtos podem ser feitos de materiais orgânicos e conter produtos químicos potencialmente perigosos.

Dicas mais significativas incluem “não-carcinogênico” e “não-utagênico”. Não-carcinogênico significa que os produtos encontrados os produtos de limpeza não causam câncer em animais, ou mesmo em humanos. Uma vez que alguns produtos químicos também são conhecidos por interromper a produção e a função de hormônios no corpo, os produtos não-mutagênicos não devem usar nenhum desses compostos.

Limão, vinagre, bicarbonato são alguns dos produtos que limpam e estão bem na mão

Se você quer lavar suas mãos quanto a toda a briga dos produtos de limpeza verdes, existem muitos métodos de faça você mesmo para desinfectar sua casa. Itens comuns espalhados pela casa, como o vinagre e o bicarbonato de sódio, podem preencher a vaga deixada por seus baldes de produtos de limpeza.

a. Limões: podem reduzir odores e cortar a gordura.

b. Bicarbonato de sódio: absorve odores desagradáveis e remove algumas manchas.

c. Vinagre: bom para limpar vidros lisos; também mata os germes em potes de alimentos e cafeteiras.

d. Sal: soluções salinas podem remover manchas e limpar utensílios da cozinhas. Para uma lista detalhada, confira os Usos domésticos para o sal.

Fonte: Howstuffworks – Como tudo funciona

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias