Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Conforto renovado: a importância dos estofados nas áreas comuns dos condomínios

Banner Revista

Manutenção e escolhas inteligentes valorizam o ambiente, impactam positivamente moradores e visitantes e ainda evitam desperdícios

Portarias, salões de festas, áreas de piscina, espaços gourmet… Todas essas áreas de convivência nos condomínios têm algo em comum: são locais de socialização, espera e acolhimento. E nada mais justo do que oferecer a moradores e visitantes um ambiente confortável e bem conservado, afinal, quem nunca ficou desconfortável sentado em uma poltrona dura, encostado em um sofá com cheiro de mofo ou diante de um estofado com manchas visíveis?

A escolha dos estofados adequados para as áreas internas e externas, bem como sua manutenção e renovação periódica, faz toda a diferença na experiência dos usuários e na valorização do condomínio. Além disso, tecidos específicos, como o acquablock, por exemplo, trazem praticidade e durabilidade, ideais para as áreas externas e também para quem convive com pets.

Para entender melhor como os síndicos podem cuidar do mobiliário das áreas comuns e renovar os espaços sem precisar substituir tudo por peças novas, ouvimos Leandro Carvalho, da empresa Estofador Nosso Ambiente, que tem mais de 20 anos de experiência, e a síndica Clélia Dias, que optou por reformar o estofado da portaria assim que assumiu a administração de seu prédio.

A primeira impressão é a que fica

Clélia Dias é síndica e moradora do Edifício Solar dos Ventos desde 2021 e gerente administrativa do Condomínio Barra Mall desde 2009 – ambos na zona oeste do Rio de Janeiro. Ela acredita que estofados em bom estado são muito mais do que uma questão estética. “As primeiras impressões têm uma importância maior do que a gente imagina. É a primeira imagem que criamos de um lugar, de uma pessoa ou mesmo de uma situação. Se podemos causar uma boa impressão, certamente é o melhor caminho”, diz.

Ao assumir a sindicatura do Solar dos Ventos, uma de suas primeiras ações foi trocar o sofá da portaria. “Era algo que incomodava de certa forma. A imagem que queremos transmitir é de seriedade, ordem e acolhimento. Móveis bem conservados ajudam a construir isso. Todos elogiaram quando a troca foi feita”, completa. Para ela, ambientes com estofados em mau estado marcam negativamente. “As boas impressões podem até passar despercebidas, mas as más, nunca.”

Ela recomenda cuidados simples, mas eficazes: “Limpar com frequência, orientar moradores e funcionários quanto ao zelo com o material e fazer fiscalização constante para manter tudo em ordem e organizado.”

Reformar em vez de descartar

Segundo Leandro Carvalho, da Estofador Nosso Ambiente, o maior erro dos administradores é tentar economizar usando material inadequado. “É comum escolher tecidos convencionais para ter orçamentos mais competitivos e conseguir aprovação no conselho. Só que o serviço dura pouco. O ideal é usar tecidos com tecnologia específica para o uso pretendido”, orienta.

Para áreas internas, como recepções e portarias, Leandro recomenda tecidos com tecnologia Easy & Clean: linho 100% poliéster, com propriedades antiácaro, antimicrobianas e antibacterianas, que suportam limpezas repetidas sem desbotar.

Ele defende que, hoje, reformar é quase sempre mais vantajoso do que comprar novos móveis. “O preço de estofados novos mais que dobrou, a estrutura está pior, a espuma e os tecidos são de baixa qualidade… Fora que reformar evita mais um sofá no lixo e ainda gera renda para profissionais qualificados.” Segundo ele, só recomenda a compra de novos estofados quando o objetivo for mudar o layout do ambiente – e, nesse caso, a dica é adquirir peças com design orgânico: linhas curvas e braços arredondados.

Durabilidade e resistência para as áreas externas

Quando o assunto são espaços abertos ou locais com pets, Leandro indica o uso do tecido acquablock. “Ele tem muitas opções de cores e estampas, é resistente – especialmente para quem tem gatos – e ainda tem um visual rústico bonito”, diz. Para as áreas realmente expostas ao tempo, a sugestão é o material náutico antimofo, que garante mais durabilidade.

Na hora de contratar um serviço de reforma, ele acredita que o relacionamento entre síndico e prestador é fundamental. “Ter seus prestadores de serviço como parceiros nivela por cima o resultado final. É claro que o levantamento de preços faz parte, mas uma boa conversa sempre leva a um orçamento justo para os dois lados”, completa.

Com atuação em projetos residenciais, comerciais, náuticos e públicos desde 1979, o Estofador Nosso Ambiente acumula experiência e credibilidade, hoje nas mãos de Leandro, que deu continuidade ao negócio iniciado por seu pai, Sinval.

 

Conservação é cuidado coletivo

Estofados bem escolhidos, reformados com materiais adequados e mantidos com atenção constante valorizam o condomínio, melhoram a experiência dos usuários e transmitem a imagem de uma administração eficiente. E mais: ao optar por reformar em vez de descartar, os síndicos promovem o consumo consciente, com impacto positivo tanto no orçamento quanto no meio ambiente.

 

Serviço

Estofador Nosso Ambiente
(21) 98746-2777
Instagram/site: Estofadornossoambiente

 

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Fios que ameaçam

Fios que ameaçam

Instalações elétricas antigas colocam condomínios em risco Quando foi a última vez que seu condomínio fez uma inspeção elétrica? Se você não se lembra, é provável que esteja correndo... Saiba mais!

Energia solar: economia e sustentabilidade ao alcance dos condomínios

Energia solar: economia e sustentabilidade ao alcance dos condomínios

O Brasil já é o quarto maior gerador de energia solar do mundo, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). Segundo a Associação Brasileira de... Saiba mais!

Cupins subterrâneos: o inimigo oculto sob os alicerces do condomínio

Cupins subterrâneos: o inimigo oculto sob os alicerces do condomínio

Comportamento silencioso e destrutivo exige atenção redobrada de síndicos Silenciosos e quase invisíveis a olho nu, os cupins subterrâneos são uma ameaça real e crescente para os condomínios, especialmente... Saiba mais!

Nova lei sobre violência doméstica em condomínios protege mulheres, crianças, adolescentes, idosos e animais

Nova lei sobre violência doméstica em condomínios protege mulheres, crianças, adolescentes, idosos e animais

Aprovada recentemente, a Lei Municipal nº 8.913, de 27 de maio de 2025, estabelece a obrigatoriedade de síndicos e administradores de condomínios residenciais e comerciais do Rio de Janeiro... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami