Empresas especializadas em operações com criptomoedas vão poder se cadastrar no município para oferecer a seus clientes a possibilidade de pagar o IPTU 2023 com moeda digital. Com a iniciativa, lançada por meio de decreto, o Rio de Janeiro passa a ser a primeira cidade do Brasil a dar aos contribuintes a possibilidade de quitar o tributo por meio de criptoativos.
Para viabilizar a operação, o município vai contratar essas empresas e elas farão a conversão dos ativos criptos em reais. Dessa forma, a Prefeitura receberá 100% do valor em reais, sem custo adicional para os cofres públicos. A iniciativa coloca a cidade numa posição de vanguarda ao estimular a circulação dessas moedas na economia e oferecer ao contribuinte carioca mais uma forma de pagamento do tributo.
“O Rio de Janeiro é uma cidade global. Por isso, estamos acompanhando os avanços tecnológicos e econômicos do universo dos ativos financeiros digitais. Temos um olhar para o futuro e queremos contribuir para que se torne a capital da inovação e tecnologia do país. E já saímos na frente. Somos a primeira cidade do Brasil a oferecer esse tipo de pagamento ao contribuinte”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
As empresas interessadas nessa transação devem, entre outras obrigações, estar credenciadas no município, ter CNPJ, manter o cadastro de seus clientes atualizado de forma similar às determinações do Banco Central para as instituições financeiras e possuir contrato de prestação de serviço com um dos bancos arrecadadores da Prefeitura.
“No primeiro momento, o uso das criptomoedas como meio de pagamento será apenas para IPTU. Queremos avaliar como a cidade irá se comportar com essa nova modalidade de pagamento para, futuramente, incluirmos outros tributos”, comentou a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.
A lista de empresas credenciadas ficará na página do Tesouro Municipal, no site da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento.
Fonte: Diário do Rio.
deixe seu comentário
Um novo conceito de segurança urbana
Dengue preocupa o Rio
posts relacionados
Inspeção periódica de gás é lei
A inspeção periódica de gás agora é lei. É importante que síndicos e moradores saibam que a Naturgy não faz esse tipo de trabalho, mas há empresas devidamente credenciadas... Saiba mais!
Copa do Mundo no condomínio
A Copa do Mundo é sempre um momento de alegria para os brasileiros, mas é importante garantir a segurança, tranquilidade e harmonia dentro dos condomínios. Essa tarefa deve partir... Saiba mais!
Dengue preocupa o Rio
Com o verão batendo à porta, o Rio de Janeiro já registra aumento dos casos de dengue. A estação mais quente e chuvosa do ano por si só já... Saiba mais!
Censo 2022
O Censo 2022 está sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1º de agosto, após dois anos de atraso causado pela pandemia e por problemas... Saiba mais!