
A facilidade de acesso ao local de trabalho é quase que um imperativo na hora de escolher um imóvel. Proximidade do metrô, pontos de ônibus ou, até mesmo, da empresa sempre são pontos importantes ao determinar o melhor lugar para morar. Mas, para os adeptos do home office, os critérios podem (e devem) ser bem diferentes! Até porque muitos deles influenciam diretamente na produtividade.
Está pensando em alugar ou comprar um imóvel e o teletrabalho já está consolidado na sua rotina? Então acompanhe este artigo e veja o que considerar no momento da escolha!
Home office: 4 detalhes de um imóvel que impactam na sua produtividade
1. Localização
Para quem trabalha em casa, uma boa opção é escolher por bairros residenciais. Sem o trânsito e o movimento dos centros comerciais, esses lugares tendem a ser mais silenciosos e facilitar a concentração. No caso de capitais como o Rio de Janeiro, onde a maioria dos bairros são residenciais, é sempre prudente escolher um imóvel com fácil acesso a serviços básicos, como farmácias, transporte, supermercados e escolas, caso necessário.
Para quem vai alugar um apartamento, a localização interna também precisa ser checada. Unidades próximas às áreas comuns, tais quais piscinas, brinquedoteca, petplace e playground costumam ficar movimentadas nos períodos de férias. Dessa forma, o barulho poderá ser uma constante nessas épocas.
Confira também: Quais são os melhores bairros para morar no Rio de Janeiro?
2. Tamanho
Para casais sem filhos, casas ou apartamentos de apenas um quarto costumam atender bem às necessidades. Especialmente se ambos passarem o dia fora. Agora, quando alguém faz home office, ter um espaço propício ao trabalho é fundamental. Por isso, vale a pena procurar por um imóvel com um quarto a mais, que servirá como escritório.
Outro ponto importante em relação aos cômodos é lembrar que, no teletrabalho, a vida pessoal também demandará mais espaço. A cozinha é um ótimo exemplo. Ao fazer todas as refeições em casa, é natural que esse ambiente seja mais utilizado e, portanto, que precise ser mais espaçoso, com mais armários ou uma geladeira maior.
3. Iluminação e ventilação
Trabalhar em um lugar mal ventilado ou mal iluminado coloca em xeque a produtividade de qualquer profissional. Enquanto aqueles que passam o dia em escritórios climatizados possam não se importar muito com esse aspecto de um imóvel residencial, o cenário muda drasticamente para quem faz home office.
Dessa forma, ficar atento à posição solar é imprescindível a quem irá trabalhar e viver no mesmo lugar. Até porque esse fator influencia diretamente no conforto térmico do ambiente. Isso também se aplica às janelas. Verifique a quantidade e a posição delas, para entender se você poderá contar com uma brisa fresca nos dias mais abafados.
Leia também: Verão à vista: 5 dicas para refrescar a casa na estação mais quente do ano.
4. Infraestrutura
Tanto em casas quanto em apartamentos, dar uma boa conferida na infraestrutura do imóvel é fundamental, especialmente na parte elétrica. Lembre-se: você terá mais dispositivos plugados simultaneamente e, em unidades mais antigas, isso pode ser problema. Bem como o número de tomadas, que pode ser insuficiente.
Já em relação aos condomínios, prefira aqueles que contam com segurança e portaria. Ainda, muitos empreendimentos, principalmente os mais novos, dispõem de salas de conferência e reuniões. Isso pode ser ótimo para quem faz home office e precisa, eventualmente, participar de reuniões ou receber clientes.
Como você pôde ver, escolher um imóvel é bem diferente quando você atua em home office. Considere essas dicas antes de comprar ou alugar que, com certeza, a sua produtividade agradecerá! E se precisar de ajuda especializada, conte com a Cipa Imóveis! Entre em contato com um de nossos consultores e veja como podemos ajudá-lo a encontrar o lugar ideal.
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