Saiba como evitar a proliferação desses visitantes indesejados no verão
Vem chegando o verão e, juntamente com a estação mais quente do ano, os mosquitos. As altas temperaturas, aliadas a chuvas típicas desse período, são responsáveis por aumentar a proliferação desse visitante indesejado, que se torna o terror dos síndicos e administradores de condomínios. E dos moradores, claro. No entanto, saiba que existem maneiras de se prevenir que vão além das já conhecidas para dar fim a eles.
Para Alex George Lino Ambrósio, diretor da Acqualimp Soluções em Tratamento de Esgoto e Instalações, a melhor maneira de prevenir os mosquitos é evitar que eles se proliferem “Não deixar água parada, porque ela pode se tornar criadouro dos mosquitos, e armazenar garrafas de forma correta são ações que devem ser adotadas. Além disso, piscinas sem manutenção e uso, lixo mal armazenado e acúmulo de lixo em terrenos baldios influenciam a multiplicação desses insetos. Por isso, devemos manter a caixa-d’água limpa e fechada, fazer a limpeza de calhas e ter cuidado com plantas que armazenam água e pratinhos de vasos de plantas que, muitas vezes, acumulam água. No caso das bromélias, o ideal é molhá-las com mangueira sob pressão uma vez por semana para remover os ovos e as larvas dos mosquitos”, afirma.
O síndico Hélio Pereira do Nascimento Júnior, do Condomínio Nova Barra, que possui 146 unidades e dois blocos na zona oeste carioca, faz de tudo para evitar os mosquitos, já que a região é conhecida pela enorme quantidade de insetos. “Percebo que a temperatura influencia, sim, e os mosquitos se tornam mais comuns no calor. Aqui usamos muito o fumacê e evitamos água parada para que as doenças transmitidas pelo famoso Aedes aegypti, mosquito que causa a dengue, a zika e a chikungunya, não tenham vez. E tem dado certo”, diz ele.
Alex Lino, da Acqualimp, reforça que o síndico está agindo corretamente, mas alerta que o fumacê deve ser usado com parcimônia mesmo no verão. “Não devemos usá-lo de forma errada e indiscriminada, pois pode provocar graves impactos ambientais, como morte de pássaros e plantas, e afetar a saúde de pessoas que apresentem quadro alérgico. O ideal é manter as medidas preventivas durante o ano todo para evitar o uso de forma incorreta das técnicas empregadas para o combate de mosquitos”, ensina ele, acrescentando que houve um caso em que uma empresa, por conta do excesso do uso do produto, foi a responsável por matar um passarinho trinca-ferro campeão de vários torneios. O caso foi parar na Justiça.
Já Jorge Nelson da Silva Júlio, da Limper – Limpeza de Cisterna e Caixa-d’Água, avisa que uma dedetizadora deve ser procurada, primeiramente, e não se devem contratar empresas que não sejam especializadas no ramo. “O material de uso profissional do fumacê, além de ser mais potente, garante a eficácia contra os insetos. Somente empresas profissionais possuem o conhecimento e a experiência necessários para proporcionar melhor resultado. Assim, é possível assegurar que os invasores ficarão de fora”, constata.
No entanto, existem outras técnicas capazes de dar o sonhado fim aos mosquitos. Jorge Nelson, da Limper, também aconselha que sejam usadas armadilhas luminosas ou de sucção para insetos voadores. Já Alex Lino, da Acqualimp, diz que cada local deve ser tratado de forma diferenciada, mas que evitar água parada é uma recomendação que deve ser seguida à risca em todos os casos. “Existem mais técnicas para combate de mosquitos: atomização, nebulização, termonebulização e larvicida em ralos e bueiros. Mas reforço que o ideal é prevenir com as medidas citadas para combater a proliferação e, depois, usar as técnicas químicas. Também aconselho colocar telas em janelas ou deixá-las fechadas, além de usar repelentes. Ao utilizar as técnicas de forma correta, o sucesso é garantido”, observa.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é denunciar à Prefeitura terrenos baldios em que se joga lixo, bem como casas abandonadas e piscinas com água parada. “Esses ambientes estimulam a proliferação de mosquitos e outros vetores. E como já vimos que, no verão, aumenta a reprodução desses insetos, o cuidado deve ser maior”, explica o especialista da Acqualimp. Alex Lino conta, ainda, que um de seus casos de maior sucesso foi quando usou várias ações ao mesmo tempo para dar fim aos mosquitos. “O primeiro passo foi fazer as medidas preventivas, como troca das bromélias por outras plantas, pois elas acumulavam muita água, o que causava um grande foco de mosquitos. Também pedimos para que se mantivesse a porta da lixeira fechada, por ser um local de alto poder de proliferação de vetores. E mais: usamos larvicida nos bueiros e ralos, solicitamos a instalação de telas nas janelas e direcionamos o uso do fumacê só para pontos específicos, tudo orientado por nosso departamento técnico”, detalha.
Jorge Nelson, da Limper, concorda. Para ele, existem quatro dicas essenciais que estão interligadas: “É fundamental instalar telas em janelas e varandas, fechar as janelas e as portas, usar essências e contratar uma dedetizadora. E, claro, sempre ter a cultura voltada para a adoção de medidas preventivas e de combate aos mosquitos.”
E, por fim, Alex Lino, da Acqualimp, reforça que os síndicos e administradores devem contar com ajuda profissional para que seja realizado um trabalho de forma customizada. “Primeiro, passamos todas as orientações específicas junto com nosso departamento técnico de medidas preventivas e corretivas. Somente depois veremos qual produto químico será usado para cada local”, finaliza.
Serviço
Acqualimp Soluções em Tratamento de Esgoto e Instalações
dedetizadoraacqualimp.com.br
(21) 4102-7522 / 99549-2565
Limper – Limpeza de Cisterna e Caixa-d’água
limperrj.com.br
(21) 2260-0006/ 2260-5994/ 3072-3041/ 98281-1382
deixe seu comentário
posts relacionados
Pet place em condomínios, um novo conceito de convivência harmônica
Nos últimos anos, a oferta de áreas de lazer específicas para animais de estimação, conhecidas como pet places, tem se tornado uma tendência em novos empreendimentos imobiliários. Esses espaços... Saiba mais!
Combate à infestação de formigas
A falta de higiene costuma ser o fator principal da proliferação de formigas nos apartamentos As formigas são uma praga comum em ambientes urbanos, sendo divididas, principalmente, em dois... Saiba mais!
Cuidado! Notificação de atraso em autovistoria pode ser golpe
Notificações de atraso estão sendo enviadas para condomínios, mas nem sempre são verdadeiras Todos os dias, lemos nas manchetes dos jornais ou em sites de notícias casos de pessoas... Saiba mais!
Não deixe o cano entupir e estourar!
Manutenção é fundamental para o bom funcionamento da rede hidráulica Quem administra um condomínio já sabe de cor as questões que causam mais dor de cabeça. Entre elas estão... Saiba mais!