Pensando em economizar, muitos proprietários se aventuram em alugar um imóvel sem imobiliária. O problema é que a negociação não acaba no momento em que o inquilino recebe as chaves. E é, normalmente, no decorrer do contrato em que a decisão de anunciar de maneira autônoma se mostra uma má escolha. Aluguel atrasado, quebra de contrato e reformas inesperadas são alguns dos riscos que os locadores correm ao abrir mão de consultoria especializada.
Se você está pensando em alugar um imóvel sem imobiliária, recomendamos que leia este texto até o final. Mesmo que ainda siga com esse plano, ao menos estará ciente dos riscos que essa modalidade pode trazer. Acompanhe.
4 riscos que os locadores correm ao alugar um imóvel sem imobiliária
1. Processos por cobrança indevida
Quando falhas acontecem já nessa etapa, é possível que o inquilino alegue haver cobranças indevidas. O locatário pode se aproveitar de certas brechas para afirmar que o valor do aluguel ou os reajustes acordados são abusivos. Ou que as multas e juros nos casos de atraso também são exorbitantes. Acontece que, sem o conhecimento necessário sobre a legislação e de como realizar alguns cálculos, é fácil o proprietário “se perder” nas contas e, assim, correr o risco de ser processado pelo inquilino.
Leia também: Qual a importância de deixar tudo registrado entre inquilino e proprietário.
2. Desatualização jurídica
É provável que você já tenha ouvido falar da Lei do Inquilinato. Criada em 1991, a Lei 8.245/91 já passou por mudanças significativas desde sua redação original. Em 2009, deu lugar a outra: a chamada Nova Lei do Inquilinato (Lei nº 12.112/2009). Como você pode ver, as leis de locação podem mudar e, caso você não atue na área, fica difícil se manter atualizado. Uma imobiliária, por outro lado, tem a obrigação de ficar por dentro dessas mudanças. Sem essa orientação, é possível que o proprietário não esteja ciente de alterações que possam afetar a locação do seu imóvel.
3. Inadimplência
Aqui está a maior fonte de dor de cabeça para quem quer alugar um imóvel sem imobiliária. E esse é um problema que existe desde o primeiro contato, porém, sem o conhecimento e as ferramentas adequadas, acaba passando despercebido e se revela apenas quando acontece o atraso. Em uma imobiliária, há uma pesquisa aprofundada sobre a capacidade de pagamento e histórico do candidato a inquilino. Outro ponto é que ela garantirá que, no contrato, estarão especificadas as garantias adequadas e as cláusulas de como prosseguir em situações nas quais a data do vencimento não é cumprida.
Confira no blog: Contrato de aluguel de imóveis: no que prestar atenção antes de fechar uma locação.
4. Fraudes
Anúncios de contrato direto com o proprietário chamam muita atenção dos estelionatários. Por saberem que não haverá um controle rigoroso sobre seu perfil, aproveitam-se para apresentar documentos falsos e, então, alugar o imóvel em nome de terceiros que, logicamente, desconhecem que seus dados estão sendo usados para esse fim. Nas imobiliárias, isso não ocorre, uma vez que há uma checagem rigorosa das informações apresentadas e, comumente, não é aceito contratos em nome de terceiros.
Além de toda segurança, uma imobiliária pode ajudá-lo a alugar mais rápido e fechar um negócio ainda melhor! Busque uma empresa confiável do ramo imobiliário para prestar assistência quanto à locação e fique livre dos riscos que apresentamos neste artigo. Se pretende colocar um imóvel para alugar, conheça a Cipa!
deixe seu comentário
posts relacionados
A Importância da inspeção de imóveis antes de comprar
A inspeção de imóveis é uma ferramenta poderosa para assegurar que você está fazendo um bom negócio. Saiba mais sobre a sua importância neste artigo.
Documentação necessária para comprar um imóvel: o que você precisa saber
Na hora de fechar negócio, é bom ter em mãos a documentação para comprar imóvel! Saiba o que você precisa para adquirir sua casa ou apartamento.
Erros comuns a evitar ao comprar um imóvel
Está pensando em comprar um imóvel? Leia este artigo e conheça alguns erros que você precisa evitar para ter um negócio tranquilo!
5 dicas para ajudar a valorizar o seu imóvel
Se você tem uma casa ou apartamento e está pensando em vender, este artigo trará dicas importantes de como valorizar o seu imóvel e garantir um bom negócio!