
Empresas especializadas ajudam a reduzir custos, evitar problemas trabalhistas e melhorar a qualidade dos serviços
Administrar um condomínio exige tempo, atenção e jogo de cintura. Em meio a tantas responsabilidades, a terceirização de serviços tem se mostrado uma solução eficiente para quem busca qualidade, agilidade e redução de problemas trabalhistas.
Mas, afinal, quais serviços podem (e devem) ser terceirizados? Como garantir que os profissionais estejam bem preparados e alinhados à rotina do condomínio? E quais vantagens essa decisão pode trazer para a gestão condominial?
Para responder a essas e outras perguntas, a revista Condomínio etc. ouviu dois especialistas do setor, ambos à frente de empresas que prestam serviços terceirizados para condomínios. Eles abordam desde os benefícios da terceirização até os cuidados com treinamento e seleção de pessoal, além das demandas com maior crescimento nesse mercado. Também conversamos com um síndico profissional que atua em três condomínios e adota a terceirização como modelo de gestão.
Tecnologia, inteligência e performance
Para Gabriel Figueiral, sócio-proprietário e presidente do Conselho Administrativo do Grupo TelAviv, a terceirização permite que o síndico concentre esforços na gestão estratégica enquanto uma empresa especializada assume a operação com mais eficiência. “No Grupo TelAviv, temos como premissa a gestão colaborativa: atuamos não apenas naquilo que nos compete – como a gestão da mão de obra –, mas também de forma propositiva, ajudando a otimizar processos que possam estar ultrapassados”, afirma.
Com o uso da inteligência artificial nos departamentos operacionais e administrativos, a empresa consegue gerar relatórios, identificar padrões e antecipar falhas com agilidade. “Promovemos decisões mais inteligentes e preventivas para a rotina condominial”, completa.
A variedade de serviços oferecidos também faz diferença: “Oferecemos segurança, portaria, limpeza, manutenção predial, apoio administrativo e serviços sob demanda. Essa flexibilidade operacional, aliada à tecnologia aplicada na gestão de pessoas e processos, permite que o síndico tenha tranquilidade e performance em todas as frentes.”
Entre os serviços mais procurados, Gabriel destaca segurança e limpeza. “Elas impactam diretamente na percepção de qualidade e bem-estar dos moradores. Nosso diferencial está na combinação entre mão de obra qualificada, supervisão ativa e inteligência tecnológica.”
Recrutamento criterioso e atenção à rotina
Já na Bravo Assessoria e Serviços Empresariais, a preocupação começa no momento da seleção. O gerente comercial, Luan Justino, explica: “Temos um banco com mais de 3 mil profissionais, e nosso time de RH escolhe a dedo quem tem o perfil certo para cada função. Depois, eles passam por treinamentos que vão muito além do básico.”
A personalização do atendimento é essencial. “Sabemos que cada condomínio é único. Por isso, antes de iniciar o trabalho, entendemos bem as regras e rotinas locais. Nossos supervisores acompanham o trabalho de perto, e mantemos canais abertos para ouvir os condôminos. Também realizamos auditorias internas regularmente”, destaca Luan.
E mais: a terceirização contribui para um ambiente mais harmonioso. “Quando feita com seriedade, ela pode transformar o clima do condomínio. Nossos profissionais são treinados para entregar um serviço impecável. Se alguém faltar, nossa equipe de reposição age rápido. E como cuidamos da parte trabalhista, o síndico pode ficar tranquilo, sem se preocupar com passivos ou burocracia.”
O olhar do síndico
O síndico profissional Roberto de Mendonça, que administra três condomínios no Rio de Janeiro, é entusiasta da terceirização. Em todos os seus empreendimentos, os serviços são terceirizados com bons motivos. “A terceirização pode levar à diminuição significativa dos custos operacionais, especialmente com encargos trabalhistas, benefícios, treinamento e gerenciamento de pessoal. Sem contar a flexibilidade de alteração do quadro funcional”, explica.
Roberto costuma terceirizar a limpeza, a jardinagem, a segurança, a portaria e funções como guardião de piscina. Na hora de escolher a empresa, ele é criterioso: “Verifico a qualificação técnica (atestados), a saúde financeira da empresa, balanços e certidões fiscais.”
Na prática, ele confirma que a terceirização reduz conflitos internos. “Com ela, o síndico pode focar no que é realmente importante. Faltas, plano de trabalho e organização de materiais ficam a cargo da empresa contratada. O síndico passa a ser apenas o cobrador do serviço, e não o gestor direto da equipe.”
Mercado em crescimento
Segundo dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a terceirização e o trabalho temporário cresceram mais de 20% no setor de serviços entre 2022 e 2023, e os condomínios fazem parte importante dessa demanda. Maior flexibilidade operacional, foco em compliance e uso de tecnologia são apontados como fatores que impulsionam esse crescimento.
Para os síndicos, terceirizar é mais do que delegar tarefas, é apostar em eficiência, controle e profissionalismo. Com bons parceiros e gestão ativa, é possível transformar a rotina do condomínio e garantir mais tranquilidade para todos.
Serviço:
TelAviv
Tel.: (21) 99566-9642
www.telaviv.com.br
@grupo.telaviv
Bravo Serv
Tel.: (21) 99676-1301
bravoserv.com.br
@bravo.serv
deixe seu comentário
posts relacionados

Pastilhas em fachadas: charme, tradição e muitos desafios para os síndicos
Reformar esse tipo de revestimento exige planejamento, técnica e comprometimento Muito presentes nos edifícios do Rio de Janeiro, especialmente aqueles construídos nas décadas de 1960 a 1980, os revestimentos... Saiba mais!

Infiltrações em condomínios: solução definitiva com injeção de poliuretano
Alternativa moderna, ágil e duradoura substitui métodos tradicionais de impermeabilização com menos transtornos para os moradores Vazamentos em garagens, infiltrações em caixas-d’água, fissuras em lajes ou paredes… Os problemas... Saiba mais!

Cipa e CondoLivre disponibilizam empréstimo consignado para funcionários de condomínios
CondoLivre se destaca em meio às mudanças regulatórias do crédito consignado em 2025 A Cipa mantém uma parceria com a CondoLivre para ajudar os funcionários dos condomínios a resolver... Saiba mais!

Carregamento elétrico em condomínios
Segurança, legalidade e boas práticas Com o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil, condomínios residenciais enfrentam um novo desafio: como adaptar suas áreas comuns para oferecer carregadores elétricos de... Saiba mais!