Por CIPA
Em 30/06/2015
1268 Views

17/06/2015 –O Globo

Ipanema e sua origem índigena
O nome de origem tupi seria formado pela junção de duas palavras e significa “água ruim, rio sem peixes”. Os índios, no entanto, poderiam estar fazendo referência à perigosa correnteza do mar e não à poluição. Ganhou fama na década de 1960, quando artistas e intelectuais começaram a se reunir em bares e restaurantes no bairro.

A Gávea e o navio
A proximidade com a Pedra da Gávea, que recebeu esse nome devido à semelhança à gávea de um navio, uma vela quadrada que ocupa o lugar imediatamente superior à vela grande. O bairro da Gávea, predominantemente residencial, está ocalizado entre a Floresta da Tijuca e o Leblon.

O nome português de Botafogo
O português José Pereira de Souza Botafogo foi durante o período colonial um dos primeiros moradores do bairro e emprestou o seu sobrenome para o bairro e também para a praia. No bairro também fica a sede do Botafogo, um dos maiores clubes brasileiros e que também pegou emprestado o nome do português.

Urca e duas lendas
Localizado entre os morros Cara de Cão e o Pão de Açúcar, foi o embrião da cidade do Rio de Janeiro. A origem do nome Urca tem várias lendas. Tem quem diga que era o nome do navio do holandês Olivier Van Noort, o LeBlond. Também dizem que é por causa do morro rochoso que lembra um tipo de embarcação antiga usada pelos holandeses.

Paquetá e suas pacas
Descoverta em 1556 por André Thevet, cartógrafo de Villegagnon, durante a invasão francesa ao Rio de Janeiro, Paquetá teve o nome dado pelos índios Tamoios. Paquetá vem de “Pac” (paca) e “eta” (muitas), significando “lugar de muitas pacas”.

Joá ou Chuá?
A curiosa denominação do bairro teria sido originária do nome de um antigo morador, o francês Laurence Anchois, cujo sobrenome era pronunciado “Chuá”. No entanto, uma outra versão diz respeito ao morro da região, o Joatinga, que vem de yuá-tinga e significa “limoso, esbranquiçado”.

O comprido Rio Iguaçu
O nome do bairro do Rio Comprido, na Zona Norte, é uma referência ao longo Rio Iguaçu, que cruzava a região conhecida como Catumbi Pequeno (compreende atualmente o Rio Comprido e parte do Estácio). A área abrigou o Quartel General do Exército na época de Dom João VI.

Copacabana e a idolatrada virgem
O bairro mais famoso tem várias hipóteses para a origem do seu nome, que significaria mirante do azul na língua Inca Quichua, ou seria uma homenagem a uma santa virgem. Uma imagem dela fica no Forte de Copacabana. Também existe uma cidade boliviana com esse nome.

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias