Por CIPA
Em 05/09/2017
667 Views

No dia 28/08, dois assaltantes renderam moradores na portaria de um edifício na Tijuca, invadiram e fizeram uma família refém no quarto andar. Com a ação da polícia, os bandidos não concretizaram o assalto e nenhum morador ficou ferido. Mas a ocorrência chama a atenção para a importância de os condomínios do Rio, principalmente daqueles localizados em áreas mais perigosas da cidade, estarem atentos às estratégias de segurança predial.

O consultor em segurança predial do Secovi Rio, Raimundo Castro – um dos maiores especialistas no assunto no País – explica que, em muitos casos de invasão, os moradores têm grande responsabilidade. “Ao entrar e sair do prédio, o morador deve observar se há pessoas nas proximidades. Havendo alguma movimentação estranha, ele não deve entrar nem sair. Tem que ligar imediatamente para a polícia e avisar aos familiares para que alertem o porteiro”, ensina. 

A garagem também pode representar um risco. Antes de entrar com o carro, o morador deve observar se há algum veículo atrás e se está em situação suspeita. Tem que tentar reparar também se os ocupantes são moradores. “O porteiro também tem grande responsabilidade, ele deve estar atento ao monitor para detectar a presença de estranhos nas proximidades, principalmente quando as pessoas estiveram próximas aos portões de acesso, evitando a abertura dos portões até a eliminação da suspeita”, completa Castro.

Dever de casa

Embora muitas situações de violência sejam incontornáveis, na maioria das vezes é possível evitar invasões com cuidados simples. Na cartilha “Trilogia – Práticas para um Condomínio Seguro”, elaborado em 2006 com a supervisão do consultor Raimundo Castro, há dicas para síndicos, moradores e porteiros. Outra publicação, intitulada “Cartilha de Segurança Condominial”, lançada em 2016, pode ser consultada na seção de Publicações do nosso site. Veja aqui

Fonte: Secovi Rio

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias