Por CIPA
Em 20/04/2016
934 Views

A compra e venda de imóveis ficará mais fácil a partir de junho deste ano. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está unificando os cartórios de registro de imóveis do país em um só sistema de consulta digital unificado e integrado.

O sistema de registro eletrônico de imóveis reunirá serviços e dados de todos os cartórios de imóveis do país em um único local, na Central de Registro Eletrônico. Com a migração, os usuários serão atualizados em tempo real sobre a situação do imóvel. Será possível acompanhar o processo através do site registradores.org.

A medida fará com que a média de tempo para a compra e venda de um imóvel caia de 30 dias para cinco dias. O processo tornará mais rápida e eficaz a consulta de informações sobre o proprietário e a situação do imóvel, além de agilizar a liberação de recursos em compras que exigem financiamento, pois acelera o envio de documentos a bancos.

O CNJ afirma que a medida será um grande avanço para o mercado imobiliário. Teremos foco em dois tipos de usuários. Um é o poder judiciário e a administração pública, que poderá consultar eletronicamente pendências em imóveis em qualquer lugar do Brasil, o que antes era feito através de ofícios e demorava muito. O segundo, que são os compradores ou construtoras, vão poder fazer consultas, acessos, verificar e imprimir certidões e até enviar documentos. Isso ajuda na questão tempo e até na mobilidade. É menos carro na rua, além da redução do custo com despachantes.

Entre os serviços disponibilizados pelo sistema de registro eletrônico de imóveis estão a criação e a visualização de matrículas (feita em tempo real), pedidos de certidões digitais, monitoramento de matrículas para receber notificações ou atualizações e pesquisa de bens em arquivos de cartórios a partir de número de CPF ou CNPJ.

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias