Por CIPA
Em 30/09/2015
734 Views

30/09/2015 Folha de São Paulo

Os ganhos de eficiência no transporte de pessoas e cargas com o uso de tecnologia e inteligência digital foi um dos aspectos debatidos no Fórum Digitalização: Soluções para um Brasil mais Competitivo, promovido pela Folha.

João Gouveia Ferrão Neto, diretor técnico da ANPTrilhos e diretor de operações da SuperVia do Rio, destacou que é preciso dar condições nos terminais para que o usuário consiga fazer a transferência entre os meios de transporte.

“Os vários transportes são complementares, não concorrentes. Com o adensamento populacional, há ganhos de eficiência com esse transporte multimodal”, disse

A conexão entre os diferentes meios também foi defendida por Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro. “O metrô é disparado o mais eficiente, a questão é como chegar ao metrô. Intermobilidade pressupõe mais linhas do metrô e integração”.

“Inovação é fundamental para promover melhoria do sistema de transporte. Um Brasil mais competitivo passa pela mobilidade. Do lado da infraestrutura já existe inovação, o que falta é incentivo para atrair o usuário”

Frederico Bussinger, consultor do Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente (Idelt) afirmou que o principal entrave para melhorar a mobilidade está na execução do planejamento. “Não é por falta de políticas e planejamento, é por não colocá-los em prática. Para dar uma ideia, 46% dos caminhões em São Paulo rodam vazios, congestionando o trânsito desnecessariamente”, afirmou.

Alessandro Germano, chefe de parcerias do Google Brasil, disse que a melhora da mobilidade passa por aumento da infraestrutura, com auxílio da tecnologia.

“Mobilidade urbana está cada vez mais ligada à mobilidade tecnológica, e isso tem a ver com a explosão no uso de smartphones”, disse Germano, citando que uma em cada cinco pesquisas no Google tem a ver com localização.

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias