Por CIPA
Em 11/03/2020
52 Views

Com o atual período de transição das estações do ano, a mudança térmica vem colaborando para a proliferação do vírus da gripe. Os sintomas, no entanto, não são claros e podem confundir quem está receoso com o novo coronavírus. Como diferenciar as doenças?

A médica infectologista Cristiane Ribeiro explica que os coronavírus que já existiam respondem por cerca de 30% dos casos de gripes sazonais.

— A diferença da gripe para o novo coronavírus é que a Covid-19 pode evoluir para uma síndrome respiratória aguda grave, principalmente nos grupos de risco como idosos e pessoas com problemas cardíacos e respiratórios — diz Cristiane.

Como fazer a distinção?

A sintomalogia é muito parecida, por isso, a melhor identificação é via laboratório. Segundo a infectologista, os sintomas se iniciam com um quadro de febre, tosse, dor no corpo e falta de ar.

— A distinção é difícil porque as características são muito parecidas. O curso da doença também é semelhante, na maioria com casos que variam de leves a moderados — completa.

Prevenção

Para prevenir o contágio pelos vírus da gripe e também da Covid-19, Cristiane aconselha hábitos saudáveis de higiene.

— É fundamental manter uma rotina de limpeza lavando as mãos com água e sabão ou álcool em gel, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir e não compartilhar objetos de uso pessoal — aconselha.

A médica conta que é importante manter o bom senso para não superlotar as unidades de saúde.

— O mais importante é prestar atenção nos sinais de alerta, como sintomas que persistem — diz.

FONTE: JORNAL EXTRA

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias