Por CIPA
Em 15/10/2015
836 Views

06/10/2015 – G1

O mercado de imóveis anda passando por uma transformação. Com a economia do país desacelerada, quem tem imóvel para vender ou alugar, já conseguiu perceber a dificuldade.
Janelas que mais parecem classificados. De cima a baixo, lado a lado, aqui e ali o mesmo anuncio: “aluga-se”. As janelas são um termômetro do que está acontecendo no mercado de imóveis: tem apartamento vazio de sobra. É o que diz o sindicato da habitação. Principalmente porque, nos últimos anos, muita gente comprou para investir em locação. E também entraram no mercado os imóveis encalhados para venda.
Um apartamento novinho, pronto para morar, está à venda, à espera de um dono. Mas, como anda difícil aparecer um comprador, a construtora apelou para o aluguel e oferece uma espécie de teste. Funciona assim: a pessoa aluga primeiro e, depois de morar um tempo, se quiser comprar, ganha desconto. Esse cliente aproveita esse valor do aluguel para compra futura, limitado a 30 meses.
No Rio, a quantidade de apartamentos para locação aumentou, em média, 50% desde 2014.Tem mais oferta e menos candidatos a inquilinos. O valor do aluguel no Rio de Janeiro baixou, em média, 7% nos últimos 12 meses. Em Curitiba, caiu mais de 4%, e em São Paulo, 1%.
O apartamento da atriz Bruna Scavuzzi e do fotógrafo Ricardo Borges só virou endereço deles depois que o aluguel abaixou. “A gente chamava, assim, de ‘apartamento dos sonhos’, mas inacessível”, conta Bruna.
E eles não precisaram nem pedir desconto. “Pouco tempo depois, o proprietário ligou para a gente e falou que tinha baixado o preço. Baixou 10% já do valor”, diz Ricardo.
Agora, só falta desencaixotar a mudança e aproveitar o apartamento dos sonhos com um aluguel mais perto da realidade. “Já cabe no bolso”, diz o casal.

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias