Por CIPA
Em 10/01/2017
773 Views

A Prefeitura do Rio divulgou o plano de prevenção contra pequenos delitos e arrastões nas praias da cidade durante o verão de 2017, no Diário Oficial do município desta terça-feira. Segundo o ato do secretário de Ordem Pública, caberá à Guarda Municipal do Rio de Janeiro elaborar o plano de ação operacional.

Na semana passada, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, afirmou que a Guarda Municipal atuará na segurança de áreas turísticas e estabeleceu um prazo de 30 dias para que seja elaborado um plano de trabalho. Uma parceria com agentes de segurança deverá garantir o treinamento dos guardas municipais para as operações de policiamento.

Segundo a resolução desta terça-feira, a GM-Rio não deverá apenas patrulhar as praias da cidade, mas também pontos de ônibus, saídas do metrô e principais ruas de acesso para garantir “a sensação de segurança”. Na semana passada, Crivella disse que não sabia que os arrastões estavam ocorrendo nas praias da cidade e disse que conversaria com o secretário de Ordem Pública.

“Vamos aumentar (o efetivo da Guarda Municipal), sim. Inclusive no nosso decreto tem a determinação para que a Secretaria de Ordem Pública faça uma comissão para estudar exatamente essa questão dos arrastões”, disse o prefeito ao jornal “O Globo”.

De acordo com o ato do secretário, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança deverão escolher um canal de comunicação único a ser utilizado pelas forças de segurança pública municipais e estaduais nas operações conjuntas.

Os departamentos de inteligências da GM-Rio e da Secretaria de Ordem Pública deverão trabalhar em conjunto, buscando identificar ameaças e oportunidades de ação no “teatro de operações”, coletando informações e buscando sua divulgação adequada à área operacional e a outras agências de inteligências.

A resolução também prevê que os chefes de inteligência da GM-Rio e da secretaria apresentem relatórios consolidados semanalmente, com informações coletadas em campo que possam agregar melhorias nos planejamentos operacionais.

Fonte – Extra

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias