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Lançamentos e vendas imobiliárias começam a crescer

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Compacto, sol da manhã. Poderia ser a descrição do mercado imobiliário residencial neste fim de ano. A recuperação em vendas de unidades em estoque e um tímido aumento no valor dos imóveis — além da aposta na melhora da economia a partir de 2017 — jogaram alguma luz no mercado carioca, que começa a retomar os lançamentos. De janeiro a junho, foram vendidos 34% mais imóveis no Rio que no primeiro semestre de 2015, totalizando 4.766 unidades, mostra pesquisa da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-RJ).

Parte desse novo fôlego vem dos lançamentos voltados para segmentos mais específicos, como solteiros e casais sem filhos, que buscam imóveis menores e com serviços. Além disso, o preço médio do metro quadrado na cidade — o mais caro do país — avançou 0,11% em setembro, a R$ 10.232. É a primeira alta desde junho do ano passado

No Rio, os lançamentos para a classe média estão um pouco melhor. E os voltados para o segmento popular têm ido bem.

O setor estima encerrar este ano com perto de R$ 3,5 bilhões em vendas no Rio, contra R$ 2,3 bilhões em 2015. Em lançamentos, foram 3.548 unidades de janeiro a setembro, ainda bem abaixo das 5.241 de igual período de 2015.

Unidades compactas e com serviços

Quando se examinam os dados nacionais, o cenário também está um pouco melhor. Em agosto, as vendas de imóveis cresceram 1,4% frente ao mesmo mês de 2015, depois de 13 meses consecutivos de queda. Em 12 meses, há recuo de 13,3%. Em agosto, subiram também os lançamentos (70%) e a entrega de novas unidades (13,8%). No entanto, o volume de distratos cresceu, 2,8%, contra uma média de 1,7% nos 12 meses anteriores.

Na fornada de projetos que estão chegando ao mercado, há um movimento claro de desenhar empreendimentos para atender a públicos específicos, com destaque para residenciais com unidades de pequeno porte, como estúdios e apartamentos de um ou dois quartos no Centro do Rio, afirmam profissionais do setor.

Os residenciais compactos e com serviços no Centro visam a fisgar jovens profissionais ou casais em busca do primeiro imóvel. Os prédios, de design contemporâneo, têm lavanderia compartilhada, bicicletário e lojas no térreo. São estúdios e unidades de um e dois quartos, com preços a partir de R$ 400 mil.

Fonte: O Globo

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