Por CIPA
Em 24/03/2016
1224 Views

Em época de Páscoa supermercados se tornam um território mágico para as crianças, com corredores repletos de coelhos de pelúcia, ovos e barras de chocolate. O que pouca gente sabe é que a magia dessa data também pode marcar presença no condomínio.

Com um pouco de criatividade é possível realizar gincanas temáticas de Páscoa, nas quais as crianças podem brincar, desenvolver habilidades, construir novas amizades e contribuir na aproximação entre os condôminos.

Mas para que tudo dê certo é necessário planejar as atividades, realizar a devida decoração e convite para seus condôminos, prestando sempre atenção à reserva dos locais e a forma de bancar a atividade.

Coelhos e chocolates – Em uma gincana de Páscoa, várias brincadeiras clássicas podem ser adaptadas, com a introdução de motivos e objetos relacionados à data, como coelhos e tudo que remete a eles, como cenouras, orelhas, tocas e ovos de chocolate.

As brincadeiras podem ter o apelo da imagem do coelhinho da Páscoa, no qual as crianças vêem um símbolo deste período. Como, por exemplo, a corrida do saco, usando material estilizado com os dentinhos do coelho; caça ao tesouro envolvendo ovos de chocolate como o tesouro; e pega-pega coelho.

O ideal é que essas atividades sejam realizadas em um espaço que seja seguro para as crianças e que não gere transtornos para o restante do condomínio, como a quadra ou o salão de festas.

Para condôminios que não possuem local de lazer e espaço para este tipo de ação, atividades menos ativas também podem ser realizadas. Como pinturas de rosto, onde as crianças ganham bigodes e nariz de coelho, ovos escondidos e imagens de patinhas pelo chão dos corredores.

É muito importante a supervisão de adultos que, além de organizar as brincadeiras, fiquem atentos a machucados, quedas ou acidentes com qualquer material.

E para não mexer muito nas verbas condominiais, pode-se ir atrás do patrocínio de alguma empresa parceira do condomínio, que subsidie parte dos custos ou até mesmo contar com a contribuição dos pais para uma ação divertida e de baixo custo.

Tais ações, embora sejam voltadas para crianças, tendem a trazer benefícios para todos. Num condomínio sempre são as crianças que primeiro fazem amizades. Então, se elas e os pais estiverem no mesmo ambiente já é uma oportunidade para criar laços, porque a criança sempre tende a apresentar o pai do amiguinho.

Além de socialização, os pais também podem ver a atividade como uma chance de participar da vida dos seus próprios pequenos. Quando os pais efetivamente participam das atividades, motivam seus filhos, e, se for o caso, fazem com que eles percam o medo de brincar com outras crianças.

Boa Pascoa!

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias