Blog Condomínio

Blog

Notícias

Rio terá novo modelo de calçadas

Soluções completas para seu condomínio

No meio do caminho tinha uma pedra portuguesa. Solta. Uma não, muitas. Os incontáveis buracos que a cada dia aparecem nos passeios do Rio de Janeiro expõem cariocas e turistas, especialmente idosos, deficientes visuais e cadeirantes, a riscos iminentes de quedas e fraturas. E refletem falhas na manutenção dos mais de 1,2 milhão de metros quadrados desse tipo de calçamento – o maior do mundo – trazido de Portugal pelo prefeito Pereira Passos em 1906.

Os problemas acarretados pelas crateras em uma das belezas arquitetônicas mais tradicionais da cidade – que são, em alguns trechos, como na Avenida Atlântica, tombadas como patrimônio histórico – fizeram o governo municipal anunciar duas medidas: a criação de um novo modelo de calçada para o município, e a abertura de uma escola para formar calceteiros especializados em pedras portuguesas.

A Praça Serzedelo Correa, em Copacabana, será a primeira a ganhar piso em blocos pré-moldados intertravados de concreto, que deverá ser copiado nos 36 milhões de metros quadrados de pavimentos para pedestres nos bairros. A ideia é polêmica. Críticos e historiadores temem que a prefeitura passe como um rolo compressor sobre o centenário e famoso conjunto de mosaicos.

O secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), Rubens Teixeira, garantiu que a pasta vai poupar as pedras portuguesas. O secretário adiantou, porém, que áreas “já descaracterizadas” ganharão o novo padrão. A iniciativa é fruto de um Termo de Cooperação Técnica entre a Seconserma e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

“Temos grande preocupação com a questão. Faremos campanha de conscientização para que cada um entenda e assuma sua responsabilidade na manutenção de calçadas”, adiantou Rubens.

O historiador Milton Teixeira sugere que associações de moradores e entidades de defesa do patrimônio arquitetônico fiscalizem de perto. “O calçamento de pedras portuguesas já está descaracterizado em muitos endereços. Sendo assim, vão meter cimento sobre artes que ajudam a contar a história do município?”, questiona.

Outro historiador, Nireu Cavalcanti lembra que foi no fim dos anos 1960, que a Avenida Atlântica passou por sua última e definitiva reforma. “O artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx triplicou o tamanho das calçadas e o desenho de ondas, antes perpendicular, passou a ser paralelo à praia”.

Cadeirante, a funcionária pública Monique Pegado, 33, se acidentou num buraco, em Copacabana, e machucou a testa. “Bastou um segundo de distração”, lamentou. Antes, um grave acidente com a atriz Beatriz Segall, que teve o rosto todo machucado, aos 87 anos, em uma calçada da Gávea, em 2013, já chamava a atenção para o mau estado da pavimentação.

Fonte: Jornal O Dia

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!

Como organizar o seu home office

Como organizar o seu home office

O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami