Por CIPA
Em 09/08/2017
404 Views

A falta de participação dos condôminos somada à ausência de um conselho fiscal atuante, que supervisiona tanto síndico quanto administradora, abre brechas à corrupção. Manter por muito tempo o mesmo corpo diretivo também não é recomendável. Especialistas ouvidos pelo Estado afirmam que os casos mais frequentes de fraudes estão ligados à emissão de notas fiscais, subornos em troca de contratos de prestação de serviços e recebimento inadequado de inadimplentes.

Quando se trata das administradoras, o cuidado deve ser com o tipo de conta usada para realizar as operações financeiras. As chamadas contas pool são desaconselháveis, avalia Vanessa (advogada e consultora de direito imobiliário). O motivo é que, segundo ela, os recursos arrecadados por diferentes condomínios são depositados em um mesmo lugar, e cabe à administradora fazer os pagamentos e recebimentos de cada empreendimento.

No entanto, o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, diz que é preciso levar em consideração que, ao optar por uma conta conjunta, as administradoras conseguem taxas bancárias mais atrativas e otimizam o gerenciamento.

Os primeiros sinais de irregularidades geralmente são notados por um ou outro morador. A maioria não tem tempo nem disponibilidade para participar das decisões conjuntas. Daí a necessidade de um veículo de comunicação por meio do qual os questionamentos ao síndico e à administradora possam ser compartilhados.

aproximadamente 70% da arrecadação de um condomínio é comprometida com gastos fixos como conta de água, energia, funcionários e encargos. Se eles estão em dia, sobram 30% a serem acompanhados mais de perto.
Para o integrante do Secovi, a porcentagem é pequena e pode ser verificada sem dificuldades pelos próprios condôminos.

 

Fonte : Estadão – Bianca Soares

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias