Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Vazou em algum lugar

Anuncie Aqui

Como detectar vazamentos de água silenciosos?

Sem dúvida alguma o ponto de partida é a conta de água. Se o valor subiu assustadoramente, é hora de o síndico tomar as rédeas da situação e ter uma atitude. Não tem nem ideia de onde está vazando? Então é hora de fazer uma vistoria completa no condomínio em busca de possíveis causas. E rápido, porque não dá para esperar a próxima reunião de condomínio para ver o que fazer. O tempo urge, o vazamento está acontecendo e não está sobrando dinheiro.

Claro que temos que avaliar que o uso irracional da água ainda é uma realidade em muitos lares e condomínios, mas isso não justificaria um aumento repentino. Então há que se considerar várias possíveis causas: caixas de descarga com defeito; colunas de água que alimentam os apartamentos rompidas; bombas de incêndio vazando; pinga-pinga em alguma unidade vazia; cisternas e caixas-d’água com impermeabilização vencida e até mesmo moradores que sabem de algum vazamento, mas estão sendo relapsos. Infelizmente, acontece e cabe ao síndico saber intermediar uma situação dessas e agir da melhor forma.

Leandro Soares, da Revolution Serviços de Engenharia, diz que muitos condomínios têm problemas, pois acabam se esquecendo dos cuidados com os reservatórios de água: “A maioria se lembra de limpar os reservatórios de seis em seis meses, mas acaba sendo omissa em relação à revisão da impermeabilização. Não basta limpar, tem que verificar a impermeabilidade. É sempre bom fazer uma revisão nas caixas-d’água e nas cisternas; aconselho que seja de três em três anos. E a impermeabilização deve ser refeita a cada cinco anos para evitar as patologias estruturais tão comuns.”.

As cisternas são um capítulo à parte: “Por serem enterradas, é uma água perdida que não se vê. Por isso é importante que seja feita a impermeabilização cimentícia, observando inclusive a necessidade de usar tela poliéster nos encontros de piso parede e parede e parede”, explica Soares.

Olho vivo

O Condomínio das Azaleias, administrado pela CIPA, teve alguns problemas por conta de vazamentos. É o que nos conta o síndico Almir Nogueira Freire Filho: “Percebemos que havia algum problema pela conta de água mesmo. Mas um dos detalhes que temos no condomínio é que toda leitura feita por agente externo, seja de água ou luz, é sempre monitorada por nós. E foi num desses momentos que percebemos a informação assustadora do aumento do consumo de água”, lembra.

O condomínio teve duas situações distintas de vazamentos: “Uma delas foi na caixa-d’água superior. Tínhamos uma situação recorrente em que o automático da boia queimava. Como a boia parava de funcionar, vazava água. E no período da autovistoria, o engenheiro responsável também detectou o problema e nos ajudou a solucionar definitivamente a questão”, lembra.

Já na segunda situação houve um personagem importantíssimo que ajudou a localizar a raiz do problema: Antônio Pinheiro, funcionário do condomínio. “Ele é um funcionário muito dedicado e está há muitos anos no condomínio”, ressalta o síndico.

Além de ser excelente funcionário, ele ouve muito bem. Durante um horário de silêncio, Pinheiro conseguiu ouvir a água que corria por trás da parede. “Chamamos então um bombeiro hidráulico que nos ajudou nessa empreitada. Ele me assessorou na compra de material, deu informações técnicas e resolvemos o vazamento, que era na tubulação de água de incêndio”, finaliza.

Após esses consertos, a conta de água voltou ao normal. E se depois de uma supervistoria a conta de água continuar muito alta, talvez seja hora de verificar se o hidrômetro está avariado. Também acontece, até porque a vida útil de um hidrômetro é de aproximadamente cinco anos.

Caçando vazamentos

Mas e quando o síndico não tem um funcionário que ouve tão bem? Como achar um vazamento desses? Por essas e outras é que já existem empresas superespecializadas em caçar vazamentos.

Testes hidrostático e de estanqueidade com o uso de aparelhos eletrônicos de sondagem por ultrassom; escâneres; inspeção endoscópica por vídeo e líquido penetrante, entre outras aplicações técnicas, não são ficção científica. Tudo isso existe e realmente funciona.

A tecnologia está aí para diversos fins e também para ajudar os síndicos, claro. Muitas são as causas de um possível vazamento, mas entre elas podemos investigar especialmente o envelhecimento (corrosão) da tubulação; consertos malfeitos; tubulações e conexões inadequadas ou de baixa qualidade; pressão excessiva da rede pública e impermeabilização vencida de reservatórios de água.

Sem dúvida que os vazamentos invisíveis são os mais difíceis de identificar, até porque, na maioria das vezes, a água que vaza não aparece. Ela se infiltra por paredes, pisos, lajes ou pelo solo. Isso pode representar um grande prejuízo, pois, além da conta de água alta, a estrutura do imóvel pode ser afetada. Não se pode bobear com isso.

Bons hábitos

Não se pode falar em água sem falar no seu bom uso. Nunca é demais lembrar que o síndico deve orientar funcionários e moradores a fazer bom uso desse precioso líquido. Um detalhe importante é que os comunicados do síndico devem ser direcionados também aos funcionários domésticos dos moradores, uma vez que sua atuação nas residências é bem significativa. Concorda?

 

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Guardado a sete chaves

Guardado a sete chaves

Armários inteligentes viram necessidade de segurança e organização Uma das principais preocupações dos condomínios atualmente é, sem dúvida, a segurança. O entra e sai de entregadores é um fator... Saiba mais!

Piolho-de-pombo

Piolho-de-pombo

Infestação por ácaro de pássaros pode ser evitada Apesar de o nome sugerir, os tais piolhos-de-pombo não são exclusividade dos pombos. Mais de 30 aves são parasitadas por esse... Saiba mais!

Entregadores devem subir ou não nos apartamentos?

Entregadores devem subir ou não nos apartamentos?

Uma discussão importante  Já imaginou o mundo sem os entregadores? Difícil pensar na rotina corrida do dia a dia sem aquela ajuda na entrega das compras, da farmácia e,... Saiba mais!

Sem desculpas para não malhar!

Sem desculpas para não malhar!

Academias nos condomínios ganham forma e modernidade com equipamentos alugados  Você já pensou em ter uma academia de ginástica dentro de seu condomínio, à sua disposição? Nos dias mais... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami