Blog Condomínio

Blog

Blog

Adoção do livro de ocorrências como ferramenta útil para gestão do síndico

Soluções completas para seu condomínio

O livro de ocorrências é um instrumento bastante útil para a gestão do síndico. Condôminos devem ser orientados a usar o livro para registrar reclamações, sugestões de melhoria ou qualquer ocorrência que mereça ser compartilhada para revisão, discussão e ação.

Junto com a convenção, o livro de ocorrências servirá como um norteador na aplicação de advertências, multas e até como prova para uma ação judicial.  Fornecerá também indicadores de melhorias e pontos de atenção para uma convivência mais harmoniosa e uma gestão mais competente.

Recomenda-se que o livro fique em local de fácil acesso como a portaria, e seja estabelecida uma rotina com o zelador ou porteiro para revisão dos registros e comunicação com o síndico. Entretanto, a própria natureza de ser um “livro aberto” pode gerar desconforto e constrangimento, pois todos têm acesso ao que se está escrito, criando brechas para outras reclamações e conflitos.

Alguns condomínios optam por livros com folhas destacáveis e numeradas, que podem ser depositadas em caixas de acesso restrito ao síndico. Com a massificação da internet, o uso de correio eletrônico vem se tornando bastante comum para comunicação direta com o síndico e alguns condomínios têm até seus próprios sites, canalizando para esse canal eletrônico toda a comunicação entre os condôminos.

O importante é que o condomínio defina claramente um canal de comunicação para sugestões, reclamações e registros formais de ocorrência, evitando dar espaço para denúncias anônimas, e sempre pautado por regras da boa educação e bom senso.

Leia mais: O síndico e o Código Civil. Clique aqui!

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Acidentes fatais com gás

Acidentes fatais com gás

Infelizmente a manutenção ou mesmo adequações de segurança em sistemas de gás só são valorizados quando há notícias de vítimas fatais. O fato é que estas mortes poderiam ser... Saiba mais!

5 segredos para o seu imóvel ser alugado mais rápido

5 segredos para o seu imóvel ser alugado mais rápido

Quer alugar seu imóvel de forma rápida e segura? Separamos 5 dicas fundamentais. Confira aqui!

Saiba quais os riscos que o proprietário corre ao alugar direto com o inquilino

Saiba quais os riscos que o proprietário corre ao alugar direto com o inquilino

Alugar direto com o inquilino é uma prática cada vez mais rejeitada entre os proprietários, já que traz riscos e obstáculos desnecessários. Conheça os principais e saiba como evitá-los!

Contrato de aluguel de imóveis: no que prestar atenção antes de fechar uma locação.

Contrato de aluguel de imóveis: no que prestar atenção antes de fechar uma locação.

O aluguel de imóveis, para ser benéfico para ambas as partes, deve contar com um contrato sólido. Conheça alguns pontos importantes!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami