Blog Condomínio

Blog

Blog

Obrigações legais do proprietário ao locar seu imóvel

Banner Revista

Ser proprietário de um imóvel destinado a locações, tanto para fins comerciais ou residenciais, exige uma série de obrigações a serem cumpridas durante todo o período de elaboração do contrato e seu período total de vigência.

É requisito básico para uma boa negociação entre ambas as partes, locador e locatário, que se faça cumprir os direitos de cada um.

No primeiro momento, é fundamental que o locador entregue o imóvel em boas condições de uso, principalmente, no que se refere à parte hidráulica e elétrica, após fornecer ao locatário descrição minuciosa do estado do mesmo. Este detalhamento deverá constar no contrato de locação.

A elaboração do contrato de locação é de responsabilidade do locador, sendo intermediado por uma administradora, assim como o pagamento de todas as taxas a serem pagas durante o processo, como a ficha cadastral do locatário, registros e autenticação em cartório de toda a documentação.

Em caso de pagamento através de boleto bancário, valerá a autenticação do banco, como comprovante do pagamento do aluguel.

Alguns impostos são pagos anualmente, como taxas de seguro contra incêndio, e devem ser quitadas pelo proprietário do imóvel, assim como algumas despesas extras de condomínio, como: pintura de fachadas do imóvel, troca ou conserto de esquadrias e de elevadores.

São de responsabilidade do locador, todos os custos de obras que visam a melhoria do imóvel e se identificadas como necessárias, como a aquisição ou reparo de equipamentos de segurança e extintores de incêndio.

Para que o imóvel fique mais valorizado e confortável para o locatário, podem surgir  despesas com decoração e paisagismo de áreas comuns que, também, têm seus custos repassados ao proprietário do imóvel.

O locatário deverá arcar com todos os custos legais, como contribuição para fundo de reserva e indenizações trabalhistas de funcionários de edifícios residenciais ou comerciais, apenas em caso de dispensa ocorrida antes da entrada do locatário no imóvel. Após esta data, o repasse é feito para o locatário através de cota extra de condomínio.

 

Leia Mais: Lei do Inquilinato. Clique Aqui!

 

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Conhecer as regras para a desocupação de imóvel alugado ajudará o proprietário a reavê-lo sem frustrações. Veja as principais no artigo!

Quais as regras para reforma em apartamento?

Quais as regras para reforma em apartamento?

Pensando em começar uma reforma em apartamento? Antes de tirar o projeto do papel, confira essas dicas para cumprir as regras e evitar dores de cabeça!

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

O barulho no apartamento de cima está causando transtornos? Veja como proceder, seja você locador ou inquilino de um imóvel.

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Está esperando a hora certa de comprar um imóvel? Confira, neste artigo, cinco sinais de que esse momento chegou!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami