Blog Condomínio

Blog

Blog

O risco de quem aluga um imóvel

Soluções completas para seu condomínio

Morar de aluguel quase nunca é uma opção. Quem pode mesmo, prefere a casa própria e a segurança de se manter no local até que o próprio tenha interesse por outra moradia e opte por se desfazer do imóvel.

Como tudo, há os prós e os contras. O grande risco do locatário é ter o apartamento solicitado de volta após o término do contrato de aluguel. O susto é grande e a corrida pela busca de um apartamento compatível ao que reside é maior ainda. O mercado, atualmente, está com uma oferta de imóveis a custos bastante elevados e, os mais em conta, nem sempre estão em bom estado para moradia imediata, sem que sejam necessários reparos e o que gerará custos extras não esperados naquele momento.

O prazo para o comunicado formal de retomada do imóvel deverá ser realizado em 30 dias antes do vencimento do contrato de aluguel e o locatário terá mais 30 dias após o vencimento do contrato para liberação completa do imóvel. São 60 dias apenas para que a mudança completa seja realizada, o que acarretará em um processo longo a um curto prazo. Alguns passos obrigatórios nesta trajetória:

  • Pesquisa prévia de mercado;
  • Busca do novo espaço de moradia, através de jornal, contatos com vizinhos, amigos e parentes e meios de comunicação impressos e digitais;
  • Agendamento e visitação ao local, possivelmente concorrendo com muitos outros interessados;
  • Análise detalhada da parte elétrica e hidráulica do imóvel;
  • Preenchimento da ficha cadastral do locatário e do fiador para envio à imobiliária responsável pelo imóvel ou diretamente ao proprietário;
  • Envio dos demais documentos do locatário para análise, tais como: comprovante de ganhos, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de telefone, luz ou gás);
  • Envio dos demais documentos do fiador para análise, tais como: comprovante de ganhos, carteira de identidade e CPF (se casado, as do cônjuge também), escritura registrada do imóvel no Rio de Janeiro, IPTU atual, comprovante de residência e certidão de ônus reais atualizada do imóvel.

Leia Mais: Apartamentos na planta: risco ou garantia de um bom negócio? Clique Aqui!

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Acidentes fatais com gás

Acidentes fatais com gás

Infelizmente a manutenção ou mesmo adequações de segurança em sistemas de gás só são valorizados quando há notícias de vítimas fatais. O fato é que estas mortes poderiam ser... Saiba mais!

5 segredos para o seu imóvel ser alugado mais rápido

5 segredos para o seu imóvel ser alugado mais rápido

Quer alugar seu imóvel de forma rápida e segura? Separamos 5 dicas fundamentais. Confira aqui!

Saiba quais os riscos que o proprietário corre ao alugar direto com o inquilino

Saiba quais os riscos que o proprietário corre ao alugar direto com o inquilino

Alugar direto com o inquilino é uma prática cada vez mais rejeitada entre os proprietários, já que traz riscos e obstáculos desnecessários. Conheça os principais e saiba como evitá-los!

Contrato de aluguel de imóveis: no que prestar atenção antes de fechar uma locação.

Contrato de aluguel de imóveis: no que prestar atenção antes de fechar uma locação.

O aluguel de imóveis, para ser benéfico para ambas as partes, deve contar com um contrato sólido. Conheça alguns pontos importantes!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami