Blog Condomínio

Blog

Blog

Características importantes para o síndico ter sucesso na gestão

Banner Revista

Tempo disponível para se dedicar aos assuntos do condomínio é um requisito básico para os candidatos a síndico.  Mas existem outras características importantes, sem as quais o síndico tem dificuldades para exercer sua função.

Relacionamento interpessoal

Uma das mais relevantes é a capacidade de administrar relações e de ponderar os diferentes interesses, moderar opiniões conflitantes, além de lidar bem com críticas sobre a sua atuação. Independente de o síndico ter um bom desempenho, dificilmente contará com o apoio incondicional de todos, e terá que gerir em sua rotina conflitos envolvendo moradores, funcionários e prestadores de serviço.  Bom senso e jogo de cintura são ferramentas essenciais do síndico competente.

Para facilitar a execução de suas tarefas, os síndicos devem buscar melhorar sua capacidade de comunicação e ter em mente a necessidade de saber ouvir e ser paciente no trato com a comunidade condominial.  Não há mais espaço para síndicos autoritários, que não tenham o mínimo de cordialidade.

Equilíbrio e bom senso

O síndico tem o papel de zelar pela boa convivência no condomínio e isso envolve justiça e parcimônia na aplicação de multas e advertências escritas. Até chegar a esse extremo, ele deve buscar conduzir a questão com uma conversa amigável ou notificação, intervindo somente nos casos em que as infrações às normas do condomínio forem comprovadas face à convenção e com respeito à privacidade dos moradores.  Assuntos polêmicos devem ser discutidos e decididos em assembleia. Agir em causa própria pode resultar em ações judiciais contra o condomínio.

Visão administrativa

A capacidade de gerir o condomínio com uma visão empresarial e bom planejamento de curto, médio e longo prazo é um trunfo dos síndicos competentes. Outra estratégia é tirar o melhor proveito da parceria com administradoras de condomínio para conduzir adequadamente as questões administrativas, legais, trabalhistas e tributárias.  Síndicos que são bons gestores costumam nteragir com os funcionários, que podem ser aliados importantes na administração do condomínio.

Comprometimento e transparência

O síndico também deve estar totalmente comprometido a seguir as diretrizes da convenção e regulamento interno do condomínio, em especial no que tange à prestação de contas. Além de assembleias e reuniões extraordinárias, é recomendável manter um canal aberto com os condôminos para discutir questões financeiras e de convivência. Se faltar transparência na gestão, o síndico pode ser notificado extrajudicialmente ou até mesmo acionado na justiça.

Leia mais: A autonomia do síndico na gestão financeira do condomínio. Clique aqui!

 

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Conhecer as regras para a desocupação de imóvel alugado ajudará o proprietário a reavê-lo sem frustrações. Veja as principais no artigo!

Quais as regras para reforma em apartamento?

Quais as regras para reforma em apartamento?

Pensando em começar uma reforma em apartamento? Antes de tirar o projeto do papel, confira essas dicas para cumprir as regras e evitar dores de cabeça!

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

O barulho no apartamento de cima está causando transtornos? Veja como proceder, seja você locador ou inquilino de um imóvel.

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Está esperando a hora certa de comprar um imóvel? Confira, neste artigo, cinco sinais de que esse momento chegou!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami