Blog Condomínio

Blog

Blog

Dicas para uma gestão eficiente

Banner Revista

Ser síndico de um condomínio é como administrar uma pequena empresa.  A função envolve conhecimentos e atividades no âmbito administrativo, jurídico, técnico e humano. Alguns pontos básicos ajudam o síndico a estabelecer uma gestão eficiente. Selecionamos alguns desses pontos servir como sugestão.

 

Regulamentação

Além de conhecer bem a convenção do condomínio, o sindico tem que ter o embasamento do Código Civil, que traz um capítulo dedicado ao tema.  Os condôminos devem ser estimulados a ler o regulamento interno e precisam ser comunicados por escrito das decisões em assembleia.

 

Ações preventivas

O síndico deve se programar para realizar rondas mensais com o zelador para inspecionar a edificação e conferir a situação de cada andar, da sala de máquinas, do topo do edifício, das áreas comuns e espaços de lazer. Quando o síndico age preventivamente na manutenção da estrutura do condomínio, os esforços e impactos financeiros acabam sendo menores que nas intervenções de emergência.

 

Gestão participativa

A gestão participativa pode ser realizada por meio da criação de comissões para tratar assuntos específicos do condomínio traz mais respaldo às decisões e otimiza a rotina de  administração.

Envolver os moradores em campanhas de caráter educativo, ambiental e social, além de criar ações voltadas para grupos como crianças e idosos contribui para maior integração dos moradores nos assuntos pertinentes à comunidade condominial.

 

Comunicação

Estabelecer estratégias e ações para manter uma comunicação frequente e clara com os condôminos confere mais eficiência e honestidade à gestão do síndico. Recomenda-se manter um cadastro dos moradores para facilitar a comunicação e trazer mais segurança a todos.

Os horários e formas de atendimento aos condôminos precisam ser claramente definidos, e o zelador deve orientar que sugestões e críticas sejam registradas no livro.

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Nenhum revista cadastrada!
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Novos rumos da administração condominial

Novos rumos da administração condominial

O mercado de administração condominial está tomando novos rumos e as empresas que trazem soluções para seus clientes estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.  Novos... Saiba mais!

O condomínio não pode parar – mesmo durante a crise sanitária

O condomínio não pode parar – mesmo durante a crise sanitária

Mesmo num momento de crise sanitária os síndicos devem fazer a sua parte e não descuidar da manutenção dos equipamentos e da estrutura dos seus condomínios. Não tomar os... Saiba mais!

Dicas de segurança

Dicas de segurança

Moradores das grandes cidades convivem diariamente com a violência urbana. E não é só na rua que estamos suscetíveis a ação de bandidos: eles estão cada vez mais criativos... Saiba mais!

Obrigatoriedade em prol da segurança do condomínio

Obrigatoriedade em prol da segurança do condomínio

Garantir a segurança do condomínio é uma das atribuições do síndico.  Desde 1964, todos os condomínios verticais ou horizontais, de qualquer tipo são obrigados por lei a ter seguro... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami