Blog Condomínio

Blog

Geral

Individualização das contas de água

Soluções completas para seu condomínio

Se você gostou das sugestões apresentadas, prepare-se para uma que talvez seja a mais espinhosa de todas, pois ajuda a aliviar o bolso de alguns e pesa no de outros. Trata-se da individualização na cobrança das contas de água. Em quase todos os edifícios essa cobrança é feita diretamente no boleto mensal de condomínio. Desse modo, alguns apartamentos gastam mais água que outros, mas todos pagam o mesmo valor.

O consumo coletivo é um convite ao desperdício porque ele desestimula aqueles que controlam os gastos, uma vez que não sentem os benefícios na conta, e os que gastam demais, também não percebem o prejuízo.

A individualização por outro lado traz a informação do consumo de cada apartamento e estimula seus ocupantes a pensar melhor antes de usar água de forma inconseqüente. Elias Mendes Alves, gerente geral da MDM Tecnologia, empresa que implanta a individualização de contas, informa que a economia média no consumo de água, após a mudança, pode chegar a 30%.

Um bom exemplo é o de um edifício do bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo. A individualização das contas de água nos 32 apartamentos do condomínio foi implantada em outubro de 2006. A administradora do prédio fez uma análise comparando os resultados de um ano de contas individualizadas, e apurou que a redução chegou a 8%, em média. Em termos de volume de água, essa redução representou 40 mil litros em um ano, o que corresponde a mais de cinco caminhões-pipa do tipo utilizado pelo Corpo de Bombeiros. Isso em apenas um edifício!

Essas são apenas algumas idéias sobre como é possível reduzir os impactos do consumo de um condomínio, sem prejudicar em nada o conforto dos moradores. Vale a pena tentar. E se as sugestões não forem aceitas imediatamente, não desista. Aos poucos, as pessoas se acostumarão com a possibilidade e, com um pouco de habilidade, será viável adotar, pelo menos, algumas mudanças. Não esqueça: seu consumo transforma o mundo. E o de todos juntos, transforma ainda mais rapidamente.

Fonte: Instituto Akatu

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Novas medidas para combater a Covid-19 são anunciadas no Rio

Novas medidas para combater a Covid-19 são anunciadas no Rio

A prefeitura do Rio anunciou, em 10/12/2020, novas medidas para conter a disseminação da Covid-19. Entre elas, estão a suspensão das áreas de lazer (vias que ficam fechadas aos... Saiba mais!

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA ADEQUAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS À EFD-REINF

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA ADEQUAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS À EFD-REINF

O prazo de entrega da EFD-Reinf é dia 15 de cada mês ou o dia útil imediatamente anterior, quando o dia 15 não for dia útil? Até que dia... Saiba mais!

Por dentro da EFD-Reinf

Por dentro da EFD-Reinf

NOVOS PROCEDIMENTOS EM PAGAMENTOS . Os processos das rotinas de pagamentos dos condomínios deverão estar adequados a novas normas e exigências, considerando a legislação vigente. Para facilitar o entendimento... Saiba mais!

Por dentro do eSocial

Por dentro do eSocial

NOVOS PROCEDIMENTOS EM ROTINAS TRABALHISTAS Confira a tabela abaixo   Para atender ao eSocial, os processos das rotinas trabalhistas dos condomínios deverão estar adequados a novas normas e exigências,... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami