Blog Condomínio

Blog

Blog

Manutenção preventiva: tranquilidade para o condomínio

Soluções completas para seu condomínio

A gestão condominial é algo desafiador. É importante que os síndicos tenham em mente que planejar para antecipar ações e prevenir imprevistos é fundamental para o sucesso da administração. Tendo em vista este cenário, a manutenção preventiva é uma grande aliada da administração e ainda pode ajudar a reduzir custos.

Primeira impressão

Em se tratando de prevenção, um dos primeiros itens que chama logo a atenção é a fachada dos prédios. Tanto pelo ponto de vista da aparência quanto por questões de segurança, a fachada deve merecer atenção especial num projeto de manutenção predial.

A melhor época do ano para se iniciar um projeto de revitalização de uma fachada é algo que traz opiniões bastante distintas. Alguns síndicos acreditam que os meses de verão são os mais apropriados, outros, preferem estações com temperaturas mais amenas, com menos chuva. O ideal é contratar uma empresa especializada e estudar a situação para definir em conjunto o que melhor se adaptar à realidade do condomínio. Em geral, os meses de outono e inverno são os escolhidos.

E por falar em empresa especializada, alguma vezes, na busca por baixar os custos a qualquer preço, muitos síndicos optam pela que apresentar o menor orçamento, desprezando a sua idoneidade e se possui todas as licenças necessárias para a prestação do serviço oferecido. Mas vale o alerta para que o prestador contratado atenda à todas as exigências, a fim de garantir a integridade dos envolvidos: funcionários, moradores e transeuntes.

Leia mais informações sobre a manutenção de fachadas, na 76ª edição da Revista Condomínio, www.cipa.com.br/categoria/revista-condominio

Plano de melhorias

A ação do tempo sobre condomínios pode ser cruel no que diz respeito à estrutura, como também, às possibilidades de benefícios que ele pode oferecer aos moradores e funcionários. Mas garantir que haja investimento rotineiro com um plano consistente de benfeitorias ajuda a aumentar a longevidade da edificação e a proporcionar benefícios mais modernos, sempre que possível, do que os da época da construção. A definição das ações pertinentes é feita pelo síndico, em conjunto com os moradores, pois pressupõem gastos extras.

Há diversos tipos de melhorias que podem ser implementadas num condomínio. As necessárias, que possuem característica de manutenção ou conserto, bem como as que precisam ser feitas por conta de alguma obrigação legal, como a instalação de corrimão nas escadas. Obras de acessibilidade, reparos elétricos e hidráulicos, modernização do elevador, substituição de equipamentos de ginástica etc. são outros exemplos.

Algumas benfeitorias não são necessárias, mas facilitam bastante o uso do imóvel e o valorizam, como a instalação de sistema de segurança, uma obra para aumento de garagem ou instalação de hidrômetros individuais.

Existem também as melhorias voluptuárias, que são as que não trazem necessariamente benefícios práticos. Geralmente são ações de embelezamento.

Autovistoria predial

A autovistoria predial foi instituída pela Prefeitura do Rio, em 2013, com o intuito de garantir a segurança das edificações e, principalmente, de quem mora ou trabalha nelas.

Desde então, a CIPA vem apoiando seus clientes nas ações necessárias para estarem em conformidade com as exigências.

Mesmo cinco anos após a lei entrar em vigor, muitos condomínios do Rio ainda não apresentaram o laudo ao órgão responsável. Vale lembrar que o não cumprimento das obrigações pode acarretar prejuízos e multas, algumas podendo chegar a R$20 mil. Só em 2017, foram distribuídas cerca de 200 multas e notificações.

Como visto nesta matéria, deve ser feita a inclusão dos gastos com manutenção preventiva na previsão orçamentária do condomínio, a ser aprovada na AGO, pois diversas ações devem ser decididas pelo coletivo. Vale sempre lembrar que imprevistos podem sair muito caros e todos os condôminos terão que pagar a conta de obras emergenciais. Desta forma, o condomínio ficará ainda mais seguro e com as contas em dia.

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

É melhor alugar apartamento mobiliado ou não? Saiba mais

É melhor alugar apartamento mobiliado ou não? Saiba mais

Enquanto um apartamento mobiliado oferece economia, um local vazio proporciona liberdade para personalizar. Como saber qual é a escolha certa? Leia o texto!

Reparo no imóvel: responsabilidade do proprietário ou do inquilino?

Reparo no imóvel: responsabilidade do proprietário ou do inquilino?

Definir de quem é a responsabilidade do reparo no imóvel alugado pode gerar confusão. Para entender o assunto e não ter mais dúvidas, leia este artigo!

É possível vender um imóvel com inquilino? Saiba mais

É possível vender um imóvel com inquilino? Saiba mais

Quer vender um imóvel, mas ele está alugado e você não sabe como proceder? Então leia este conteúdo e tire suas dúvidas sobre o tema.

Aluguel sem fiador: Entenda como a Cipa e a CredPago ajudam você a alugar sem fiador

Aluguel sem fiador: Entenda como a Cipa e a CredPago ajudam você a alugar sem fiador

As necessidades na hora da locação estão mudando. Hoje em dia, é essencial ofertar opções para alugar sem fiador. Veja o que a CIPA tem a oferecer!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami