
Os elevadores podem se tornar uma oportunidade para economizar energia nos condomínios. Por meio de ações como a modernização dos sistemas de comando e a conscientização dos moradores, é possível reduzir as despesas com energia.
Sistemas computadorizados podem gerar até 40% de economia. Eles trazem uma série de mecanismos que permitem avaliar a origem e incidência das chamadas e gerar bloqueios para evitar o uso inadequado do equipamento.
De forma geral, os sistemas permitem filtrar a duplicidade de chamadas de diferentes elevadores e direcionar apenas um equipamento ao andar. Também conseguem impedir o impacto de chamadas múltiplas no mesmo elevador, detectando quando ocorre o acionamento do botão para vários andares sem que efetivamente haja movimentação nas portas para entrada ou saída de passageiros.
Quanto mais sofisticado o sistema, mais funcionalidades podem ser usadas para uma gestão automatizada dos elevadores. Condomínios de maior porte, que contam com múltiplos elevadores, podem direcionar a parada de elevadores para andares específicos e mesmo desligar alguns equipamentos nos horários de menor movimento.
Aspectos de iluminação dos elevadores também podem ajudar a otimizar o uso de energia. Alguns sistemas de elevador permitem reduzir ou suprimir a iluminação da cabine quando o equipamento não estiver em uso.
Além de contar com sistemas adequados, os condomínios também podem investir na conscientização dos moradores para manter um bom uso dos equipamentos. Orientações como privilegiar o uso de escada para deslocamento de poucos andares, não acionar os botões repetidamente, chamar apenas um elevador por vez e não pular ou realizar movimentos bruscos na cabine, ajudam a manter a ordem. Imprescindível também é reforçar a importância de se respeitar o número máximo de passageiros.
Independente do tipo e do porte do condomínio, um ponto primordial é avaliar periodicamente as instalações elétricas dos elevadores. Além de garantir mais segurança, a avaliação periódica permite identificar preventivamente algum problema que possa gerar transtornos e custos futuros.
Leia mais: Iluminação automatizada é cada vez mais crescente nos condomínios. Clique aqui!
deixe seu comentário
posts relacionados

É melhor alugar apartamento mobiliado ou não? Saiba mais
Enquanto um apartamento mobiliado oferece economia, um local vazio proporciona liberdade para personalizar. Como saber qual é a escolha certa? Leia o texto!

Reparo no imóvel: responsabilidade do proprietário ou do inquilino?
Definir de quem é a responsabilidade do reparo no imóvel alugado pode gerar confusão. Para entender o assunto e não ter mais dúvidas, leia este artigo!

É possível vender um imóvel com inquilino? Saiba mais
Quer vender um imóvel, mas ele está alugado e você não sabe como proceder? Então leia este conteúdo e tire suas dúvidas sobre o tema.

Aluguel sem fiador: Entenda como a Cipa e a CredPago ajudam você a alugar sem fiador
As necessidades na hora da locação estão mudando. Hoje em dia, é essencial ofertar opções para alugar sem fiador. Veja o que a CIPA tem a oferecer!