Blog Condomínio

Blog

Blog

Otimização dos elevadores reflete positivamente na economia de energia dos condomínios

Banner Revista

Os elevadores podem se tornar uma oportunidade para economizar energia nos condomínios. Por meio de ações como a modernização dos sistemas de comando e a conscientização dos moradores, é possível reduzir as despesas com energia.

Sistemas computadorizados podem gerar até 40% de economia. Eles trazem uma série de mecanismos que permitem avaliar a origem e incidência das chamadas e gerar bloqueios para evitar o uso inadequado do equipamento.

De forma geral, os sistemas permitem filtrar a duplicidade de chamadas de diferentes elevadores e direcionar apenas um equipamento ao andar. Também conseguem impedir o impacto de chamadas múltiplas no mesmo elevador, detectando quando ocorre o acionamento do botão para vários andares sem que efetivamente haja movimentação nas portas para entrada ou saída de passageiros.

Quanto mais sofisticado o sistema, mais funcionalidades podem ser usadas para uma gestão automatizada dos elevadores. Condomínios de maior porte, que contam com múltiplos elevadores, podem direcionar a parada de elevadores para andares específicos e mesmo desligar alguns equipamentos nos horários de menor movimento.

Aspectos de iluminação dos elevadores também podem ajudar a otimizar o uso de energia. Alguns sistemas de elevador permitem reduzir ou suprimir a iluminação da cabine quando o equipamento não estiver em uso.

Além de contar com sistemas adequados, os condomínios também podem investir na conscientização dos moradores para manter um bom uso dos equipamentos. Orientações como privilegiar o uso de escada para deslocamento de poucos andares, não acionar os botões repetidamente, chamar apenas um elevador por vez e não pular ou realizar movimentos bruscos na cabine, ajudam a manter a ordem. Imprescindível também é reforçar a importância de se respeitar o  número máximo de passageiros.

Independente do tipo e do porte do condomínio, um ponto primordial é avaliar periodicamente as instalações elétricas dos elevadores. Além de garantir mais segurança, a avaliação periódica permite identificar preventivamente algum problema que possa gerar transtornos e custos futuros.

Leia mais: Iluminação automatizada é cada vez mais crescente nos condomínios. Clique aqui!

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

É melhor alugar apartamento mobiliado ou não? Saiba mais

É melhor alugar apartamento mobiliado ou não? Saiba mais

Enquanto um apartamento mobiliado oferece economia, um local vazio proporciona liberdade para personalizar. Como saber qual é a escolha certa? Leia o texto!

Reparo no imóvel: responsabilidade do proprietário ou do inquilino?

Reparo no imóvel: responsabilidade do proprietário ou do inquilino?

Definir de quem é a responsabilidade do reparo no imóvel alugado pode gerar confusão. Para entender o assunto e não ter mais dúvidas, leia este artigo!

É possível vender um imóvel com inquilino? Saiba mais

É possível vender um imóvel com inquilino? Saiba mais

Quer vender um imóvel, mas ele está alugado e você não sabe como proceder? Então leia este conteúdo e tire suas dúvidas sobre o tema.

Aluguel sem fiador: Entenda como a Cipa e a CredPago ajudam você a alugar sem fiador

Aluguel sem fiador: Entenda como a Cipa e a CredPago ajudam você a alugar sem fiador

As necessidades na hora da locação estão mudando. Hoje em dia, é essencial ofertar opções para alugar sem fiador. Veja o que a CIPA tem a oferecer!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami