
O equipamento precisa ser limpo para garantir a eficiência
Em meio à discussão sobre se a utilização de energia solar vai ser taxada ou não, seu uso é uma realidade e certamente um caminho sem volta: energia sustentável que gera, a curto prazo, o retorno do valor investido e muita economia na conta de luz.
O PL (projeto de lei) que trata de novas regras para a cobrança de tarifas sobre a autoprodução de energia solar estabelece isenção permanente para quem já colocou ou vai adotar placas fotovoltaicas até o fim de 2021. “Para quem já tem [as placas], está instalando ou tem parecer de acesso, não muda nada. Para sempre, porque essas pessoas fizeram o contrato quando as regras não previam as tarifas”, afirmou o deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos – MG).
Entre outras coisas, na proposta, além da manutenção eterna da isenção para quem já possui o sistema, está prevista uma tarifa mais branda do que a proposta pela Aneel em seu relatório em 2019. A ideia é cobrar apenas o serviço da distribuição, que equivale a 28% da tarifa cheia e de forma gradativa.
O relatório da agência de 2019 propunha, além do pagamento da distribuição, a cobrança da transmissão, bem como de encargos e perdas do sistema elétrico, o que representaria 62% da tarifa cheia. Segundo Andrada, no caso da geração distribuída local (quem tem placa no próprio telhado), a proposta é que o pagamento da tarifa comece a partir de 2022, quando os donos dessas placas pagarão 10% da tarifa da distribuição. De forma escalonada, a cada dois anos, a alíquota crescerá 20 pontos percentuais, chegando a 100% em 2032.
A expectativa é que o projeto seja apresentado ao Congresso já no início de fevereiro. Vamos aguardar as novidades.
Manutenção e limpeza em dia
Para quem já tem seus painéis fotovoltaicos instalados, é importante saber que a manutenção e a limpeza deles devem ser feitas para que sua eficiência não seja comprometida. A revista Condomínio etc. ouviu um especialista no assunto, Adwilson Dias Raposo, diretor da Solforu Energia, empresa pioneira em sistemas conectados à rede no Brasil, com foco 100% em energia solar fotovoltaica. A Solforu tem mais de 1.300 sistemas comercializados e instalados pelo Brasil, 2.500 parceiros cadastrados e mais de 13 mil alunos formados. São mais de 14 MWp de potência instalados.
A empresa, ao apresentar uma proposta a um cliente, além de dirimir todas as dúvidas existentes no que tange à legislação brasileira para o setor, gera um relatório que demonstra o investimento feito pelo usuário, que contém o desembolso mês a mês e o retorno em função da instalação do sistema. A seguir, alguns esclarecimentos:
Condomínio etc. – De quanto em quanto tempo um painel deve ser limpo? Isso varia de acordo com o local em que ele está instalado? Exemplo: área urbana ou área mais arborizada?
Solforu Energia – Não existe uma regra específica quanto à limpeza dos painéis. Há quem diga, por exemplo, que não há necessidade de limpeza, que a água da chuva se encarrega de fazê-lo. Mas o que observamos é que, quando ocorrem faxinas periódicas nos painéis, seu rendimento tende a ser maior em comparação com os que não são limpos. Incentivamos nossos clientes a lavarem seus painéis pelos menos três vezes ao ano.
Cetc. – A sujeira pode reduzir a eficiência dos painéis?
SE – Sim. As micropartículas de sujeira acumuladas em cima dos painéis criam uma película protetora dos raios solares, e o que precisamos, para que os painéis ofereçam performance, é que os painéis estejam livres dessas micropartículas.
Cetc. – O proprietário pode limpar seu painel sozinho ou uma empresa deve ser chamada? Que tipo de produto se usa?
SE – Não aconselhamos que o proprietário a limpe sozinho. Geralmente, por não estar familiarizado com o risco de subir em um telhado, por exemplo, acaba negligenciando o quesito segurança. Somente por esse fato não indicamos que o usuário faça a limpeza, que em si é simples.
Cetc. – Deve-se evitar o horário com muito sol para proceder à limpeza?
SE – Sim, evitamos os horários de pico do sol para limpar os painéis. Não para sua proteção, mas pela segurança da pessoa que vai fazer a limpeza.
Cetc. – O cloro presente na água pode danificar os painéis?
SE – Não. O que deverá ser evitado é o uso de produtos abrasivos.
Serviço
Solforu Energia
Tels.: (21) 99490-7229/3620-8406
www.solucionae.com.br
deixe seu comentário
posts relacionados

Desafios diante das chuvas de verão
Como o condomínio deve estar preparado para enfrentar temporais e ventos fortes Não há como negar que as mudanças climáticas têm sido responsáveis por chuvas volumosas e intensas em... Saiba mais!

Gestão eficiente, economia e sustentabilidade
Empresas de limpeza oferecem tecnologia e novas soluções para condomínios Limpeza e higiene são fatores fundamentais na gestão de um condomínio. Ambientes bem cuidados, além de trazerem a sensação... Saiba mais!

Segurança para os pets
A importância das redes de proteção nas janelas dos condomínios O Projeto de Lei Federal nº 3.635/2021, atualmente em trâmite no Congresso Nacional, propõe a obrigatoriedade da instalação de... Saiba mais!

Modernização que sobe junto com a segurança
Elevadores antigos podem parecer funcionais à primeira vista, mas escondem riscos que podem comprometer a segurança, o conforto e o bolso dos moradores. Equipamentos obsoletos estão mais sujeitos a... Saiba mais!